Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Covid-19: com 8,4 mil novos casos, Sul de MG bate outro recorde na 3ª semana de 2021

23 Jan 2021
Região registrou 8.404 novos casos da doença nesta semana, com 97 mortes. Sul de MG teve recorde em todas as semanas de 2021 até aqui.
Por Franco Junior, G1 Sul de Minas

23/01/2021

O Sul de MG bateu recorde de casos de Covid-19 em sete dias e pela terceira vez seguida. A região fechou as três primeiras semanas de 2021 com o maior nível de contaminações desde o início da pandemia. De 16 a 22 de janeiro, foram novos 8.404 casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na região, com 97 mortes em decorrência da doença.

Este é o maior número semanal desde o início da pandemia. A região já havia fechado a 1ª e a 2ª semana de 2021 com recorde de casos em sete dias. Entre 1º e 8 de janeiro, foram 5.753 novos casos da doença registrados, com 71 mortes. Já entre 9 e 15 de janeiro foram 7.732 infecções, com 60 óbitos.

Número de casos registrados na região nas últimas semanas:

Esta semana: + 8.404 casos, com 97 mortes
Há 1 semana: + 7.732 caos, com 60 mortes
Há 2 semana: + 5.753 casos, com 71 mortes
Há 3 semana: + 2.950 casos, com 39 mortes
Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas possui 74.796 registros da doença, com 1.464 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

Casos de Covid-19 no Sul de
Onde sobe
Varginha: mesmo com queda de casos em relação à semana passada, Varginha é a cidade que mais registrou contaminações no Sul de Minas pela terceira semana seguida.

Três Pontas: a cidade já estava entre as dez com mais casos no último balanço semanal. No entanto, de 190 casos entre 9 e 15 de janeiro, o município teve 400 infecções entre 16 e 22 de janeiro.

Guaxupé: de 161 casos registrados na semana anterior, Guaxupé teve 359 novas infecções nos últimos sete dias.

Camanducaia: após ficar três semanas sem registrar casos pela SES-MG, Camanducaia teve 350 contaminações nos últimos sete dias.

Sem casos
Nos últimos sete dias, Carmo do Rio Claro, Conceição dos Ouros, Consolação, Cordislândia, Itutinga, Pedralva, São José do Alegre e Serranos não tiveram nenhum casos registrado de Covid-19, segundo a SES-MG. Senador José Bento teve um caso a menos na semana, pois o órgão fez a retirada de uma infecção.

Até o momento, em Minas Gerais, são 677.809 casos confirmados de Covid-19, com 14.010 mortes. Conforme a SES-MG, 600.981 pessoas estão recuperadas.

Minas Gerais é escolhida como uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo

21 Jan 2021
Traveller Review Awards 2021 incluiu, pela primeira vez, uma localidade brasileira na lista, que é feita anualmente
Por DA REDAÇÃO O tempo

Ferro nas almas, amor ao próximo – Minas Gerais foi considerada pelo Traveller Review Awards 2021, promovido pela empresa Booking.com, como uma das dez regiões mais acolhedores de todo o planeta. É a única parte do Brasil citada no ranking da empresa.

O resultado ocorre devido às boas avaliações feitas por viajantes na plataforma, que consideraram os destinos históricos e a culinária única no mundo como uma das melhores experiências do globo. É a primeira vez que uma região do Brasil é contemplada no prêmio, realizado anualmente.

COVID-19: PRIMEIRAS DOSES DA VACINA SÃO APLICADAS EM ITAJUBÁ

20 Jan 2021
As primeiras 1.727 doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a Itajubá na tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro. Por volta das 14h, os imunizantes foram retirados pela equipe da Prefeitura na sede da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre e, às 17h30, as primeiras aplicações tiveram início no Setor de Imunizações da Policlínica Amilcar Pellon (Policlínica do Mercado). O momento foi transmitido AO VIVO pelo Facebook da Prefeitura.

O Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e a Secretária Adjunta de Saúde, Maria Goretti Ferreira Parada Oliveira, acompanharam as primeiras vacinações. Christian salientou a importância do momento para o Brasil e Itajubá e pediu a compreensão da população em relação à quantidade restrita de doses disponibilizadas aos municípios. "Quero pedir a paciência da nossa população, pois novas remessas da vacina chegarão ao longo de todo o ano de 2021. Juntos, nós vamos vencer a batalha contra esse vírus", ressaltou.

A primeira pessoa a receber a vacina na cidade foi a enfermeira Eliane Quintiliano, Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Veja mais informações: http://www.itajuba.mg.gov.br/.../covid-19-primeiras.../

Equipe de alunos da UNIFEI garante 6º lugar da América Latina em Maratona de Programação

20 Jan 2021
No final de 2020, ocorreu a fase regional da Maratona de Programação, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da qual participaram cinco equipes do campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A Maratona, que está em sua 25ª edição, nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest.

No Brasil, a Maratona tem duas fases: a primeira é a Regional, na qual todas as equipes do país participam divididas em regiões, e a seguinte é a Final, da qual participam 60 equipes classificadas conforme as regras da competição.

A Maratona de Programação se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e iniciantes em pós-graduação na área de Computação, como os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Em 2020, a Maratona teve algumas mudanças, sendo que os representantes da UNIFEI não competiram apenas com equipes do Sul de Minas, como ocorria nos anos anteriores, mas também com as de todo o Estado de Minas Gerais. O evento foi realizado on-line por conta do momento de pandemia e distanciamento social, como deve acontecer também na fase final.

Resultados da UNIFEI

As equipes representantes da UNIFEI na fase regional da competição tiveram o apoio dos professores Roberto Affonso da Costa Junior e Luiz Olmes Carvalho, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC), com uma preparação on-line e treinamentos aos sábados e durante a semana, e ficaram entre as 100 melhores do estado mineiro.

Entre as equipes da UNIFEI, duas se destacaram nas fases regional, nacional e continental: a “The droids you are looking for” garantiu a 2ª colocação em Minas Gerais, a 5ª colocação no Brasil e a 6ª posição na América Latina. Já o time “EhOFluxo” atingiu a 5ª colocação no estado mineiro e a 32ª posição do país.

As equipes classificadas irão participar da fase final da Maratona de Programação, que ocorrerá de maneira virtual no dia 13 de março de 2021. Se a equipe classificada “The droids you are looking for” mantiver a posição no ranking, estará classificada para o Mundial, que deve ocorrer em outubro de 2021 em Bangladesh. (FDLMP/ADC/SECOM_UNIFEI)

Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá