Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Unifei recebe a visita de representantes da empresa Riachuelo

20 Jul 2019
No dia 7 de junho, sexta-feira, às 9 horas, Bruno Ginaid, Caroline Schreiber do Nascimento Pontieri e Bruno de Ávila Martins Lino, representantes da empresa Riachuelo, realizaram uma visita ao campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Eles foram recebidos pelo professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; e pelo servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Também participaram da visita o engenheiro Carlos Vitor Rodrigues Conti, secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão e diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), e Alexandre Rennó Siqueira, da Verth Tecnologia, uma das startups instaladas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit).
Os visitantes puderam assistir a um vídeo institucional e saber mais sobre a história da Unifei, o número de seus alunos na graduação e na pós-graduação e os projetos desenvolvidos nos diversos institutos e laboratórios existentes nos dois campi. Eles também receberam informações sobre o Projeto Semestral realizado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no último período da graduação, e que envolve parcerias com empresas como Mahle, Helibras, Embraer e Johnson e Johnson, entre outras.
Na oportunidade, foi comentado sobre o estudo de impacto econômico da Unifei na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, que foi realizado recentemente por um grupo de professores do IEPG e que está servindo de base para estudos similares que seriam realizados em outras universidades brasileiras.
Os visitantes ficaram ainda sabendo sobre as atividades de extensão da Unifei, como as de empreendedorismo social e as realizadas pelas empresas juniores e os projetos acadêmicos de competição tecnológica, como Black Bee Drones, Uai!rrior e Eco Veículo, entre outros.
O secretário Carlos Conti também apresentou informações sobre a cidade de Itajubá, com destaque para suas principais empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, e falou sobre a cessão de uma área de expansão da Unifei para a Inovai, visando à implantação do Parque Científico e Tecnológico da cidade.
Durante a visita, foram discutidos futuros projetos que podem ser desenvolvidos entre a Unifei e a empresa Riachuelo e, por fim, o professor José Arnaldo manifestou sua satisfação em receber os visitantes. Ele disse que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam não somente seu público interno, criando e disseminando conhecimento, e que a Instituição está de portas abertas para empresas e outras entidades do poder público.
Logo após a reunião, os convidados seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde puderam conhecer as diversas atividades e projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no IEPG, onde estão centralizadas as diversas atividades de inovação.
Mais tarde, os visitantes puderam assistir a uma apresentação sobre a Inovai, feita pelo seu diretor de Inovação, Carlos Conti. Na sequência, a comitiva fez uma visita à Incit, que fica Complexo Histórico e Cultural da Unifei, na região central de Itajubá, onde conheceram algumas startups nela instaladas.

Fonte:Secretaria de Comunicação - Universidade Federal de Itajubá

Como o fim da contagem de likes no Instagram vai mudar a vida dos influenciadores

18 Jul 2019
Fonte: Enaldinho, com 2,5 milhões de seguidores, acredita que agora a coisa vai ficar mais espontânea e saudável(foto: Reprodução/ Instagram)
Quantas vezes você já ignorou postagens porque tinham poucas curtidas? Ou passou a seguir alguém pelos milhares de likes que suas fotos acumulavam? Provavelmente diversas. Mas esta métrica de número de curtidas como critério de relevância para postagem chegou ao fim. Ao menos por enquanto. Desde esta semana, o Instagram passou a ocultar o número de curtidas das postagens de todos os perfis da rede social no Brasil. Por aqui, ainda em fase de teste, mas seguindo uma tendência que vem sendo testada em outros países, e já virou regra no Canadá, por exemplo. Agora, somente o administrador do perfil poderá ver a quantidade de curtidas de cada post.
Em nota, o Instagram explicou que a decisão visa combater o clima de competição dentro da rede e focar no conteúdo. “Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantos likes seus posts recebem”, defendeu a empresa. Para quem usa a rede social apenas como entretenimento, aparecer ou não a quantidade de likes em conteúdos postados pode não fazer muita diferença. Mas pra quem vive da vitrine das curtidas para se promover profissionalmente, este deve ser um divisor de águas. A retirada dos likes do Instagram vai mudar a vida dos influenciadores digitais?

Para Mayara Souza, head de conteúdo da A4D, agência especializada em marketing digital do Grupo Diários Associados, a nova apresentação de conteúdo no Instagram vai impactar e muito o trabalho dos digitais influencers. “A principal mudança se relaciona ao conteúdo. Os influenciadores, agora, precisam focar muito mais na qualidade do que eles têm a oferecer”, analisa. A forma de vender seu poder de influência também muda. "O argumento de venda não vai mais poder ser a minha foto tem um milhão de likes. Agora vai ter que demonstrar o nível e qualidade de engajamento que geram", avalia a especialista, que considera positiva a novidade do Instagram.
Influencers ‘mais naturais’
Com mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram e 11 milhões de inscritos no seu canal no Youtube, o mineiroEnaldinho figura no universo das celebridades digitais há anos. Cada publicação do jovem, que ganhou fama fazendo pegadinhas e produzindo conteúdo com foco no público infantil, acumula milhares de curtidas e comentários. Não por acaso, ele é garoto-propaganda da Disney. Na avaliação dele, a mudança no Instagram vem em boa hora. `Muita gente vivia em função de ter likes em fotos, e não de curtir e registrar momentos. Acredito que agora, a coisa fique mais espontânea e saudável`, comenta.

O influencer acredita que a novidade não traz impactos para o modelo de negócio dele. “Acho que nada muda com as marcas que eu já trabalho, pois sempre precisamos enviar os relatórios de como foi a campanha. E a esses dados ainda temos total acesso, diz Enaldinho. Ele ainda exalta que ´agora os influenciadores, assim como todos os usuários vão ficar mais naturais, sem o obrigação de ter um engajamento gigantesco`, conclui.
Kim Kardashian e eu
Para além dos interesses econômicos, os efeitos da disputa por curtidas e popularidade nas redes sociais têm afetado em cheio a saúde mental das pessoas. “Vivemos numa era que a influência digital mata. Transtorna a vida de muita gente. Os adolescentes estão mais depressivos e deprimidos”, alerta a psicóloga Daniela Bittar. Para ela, a busca por aprovação externa desperta sentimentos e instintos muito ruins para a saúde psicológica das pessoas. A vaidade é muito perigosa, causa disputas e tira o foco da coisa mais importante do mundo que é você mesmo, destaca. ´Eu estou achando a mudança ótima. A Kim Kardashian e eu somos gotas do mesmo oceano agora´, diverte-se.

CDL realiza cerimônia para a entrega do Prêmio Mérito Lojista 2019

17 Jul 2019
Empresários, funcionários e convidados participaram da cerimônia de premiação da 16ª edição do Mérito Lojista, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá. O evento aconteceu, em 7 de julho, no Teatro Municipal Christiane Riêra.

Durante a solenidade, foram premiados os ganhadores do Mérito Lojista, escolhidos por meio de pesquisa popular, e do Mérito Empresarial, concedido aos melhores prestadores de serviços, na opinião dos associados da CDL. O Empresário Homenageado foi José Raymundo Soares, proprietário do Armazém do Parthur, localizado no Mercado Municipal (Na foto acima, com a família).

“Celebramos, nesta noite, um momento muito especial para aquela parcela dos empresários que sonha, que acredita e que faz a diferença no varejo e na área de serviços de Itajubá. Esses empresários serão agraciados com os Prêmios Mérito Lojista e Mérito Empresarial, concedidos pela CDL Itajubá, justamente porque ousam em seu negócio e se destacam em sua área de atuação”, disse o presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás, no início de seu discurso.

Fonte: Jornalista Bill Souza

Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais visita Unifei e conhece ecossistema de empreendedorismo de Itajubá

17 Jul 2019
No dia 6 de junho, quinta-feira, às 9 horas o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Victor Lobato Garizo Becho, e sua comitiva realizaram uma visita ao campus sede Universidade Federal de Itajubá. Inicialmente, eles estiveram na Fase 1 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, sediada na Unifei, e depois se dirigiram à Reitoria.
Além do subsecretário, estiveram presentes Geovana Maria do Carmo Santos, da Superintendência de Inovação Tecnológica, e Mila Magalhaes Ribeiro, da Superintendência de Inovação Social, Tecnologia da Informação e Comunicação, ambas subordinadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), à qual também está ligada a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Participaram ainda da visita o tenente-coronel André de Oliveira Coli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), sediado em Itajubá, e os oficiais capitão Daniel Cardoso Ladeira, chefe da Seção de Pesquisas e Projetos de Tecnologia, e 1º tenente Lucas de Oliveira Barcelos, da Assessoria Técnica do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), ambos da PMMG de Belo Horizonte.
Os visitantes foram recebidos na Reitoria da Unifei pelos professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação, além do servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Também recepcionaram os visitantes o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e os secretários municipais de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e de Coordenação Geral e Gestão, Carlos Vitor Rodrigues Conti, que também é diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).
O professor Marcel manifestou sua satisfação em receber os visitantes e disse que a Unifei desenvolve importantes projetos que beneficiam seu público interno e as comunidades de Itajubá e Itabira e de seu entorno, criando e disseminando conhecimento.
Os visitantes puderam assistir a um vídeo sobre a Unifei e saber mais sobre o número de alunos, de cursos de graduação e pós-graduação e de laboratórios existentes nos dois campi. Na oportunidade, foi comentado sobre o estudo de impacto econômico da Unifei na cidade de Itajubá, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, realizado recentemente por um grupo de professores do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) e que serve de base para estudos similares em outras universidades brasileiras.
Também foi destacada a cessão de uma área de expansão da Universidade para a Inovai, visando à implantação da Fase 2 do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e os visitantes conheceram mais detalhes sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá.
O professor José Arnaldo falou, então, sobre a necessidade de apoio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Sedectes para a efetivação desse empreendimento, e o subsecretário sugeriu que fossem feitos contatos entre a Unifei e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), já que há interesse por parte do Estado no desenvolvimento de parques tecnológicos em várias regiões mineiras.
O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, destacou a união que existe entre a administração municipal e a Reitoria da Unifei e reconheceu a importância da Universidade para a cidade, a região sulmineira, o Estado e o país com a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de diversas pesquisas.
Ao final da visita, o subsecretário agradeceu o professor Marcel e aos demais representantes da Unifei e da Prefeitura de Itajubá pela acolhida a sua comitiva. Como cortesia, o vice-reitor entregou a ele e aos representantes da PMMG exemplares do livro “Unifei: 100 Anos de História”, referente ao primeiro centenário da Instituição.
Logo após a reunião, os convidados seguiram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), onde foram acompanhados pela professora Juliana Caminha e puderam conhecer as diversas atividades e projetos já desenvolvidos, bem como os que estão previstos para acontecerem com a reforma e construção de novos espaços no IEPG.
Ainda pela manhã, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre a Inovai, feita pelo seu diretor de Inovação, Carlos Conti, no Complexo Histórico e Cultural da Unifei, que fica na região central de Itajubá, onde puderam conhecer a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) e as startups nela instaladas.


Fonte: Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
(35) 3629-1130 / 3629-1376