Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Personagens de destaque da Ciência, da Educação e da Tecnologia no Brasil são retratados por grafite na Unifei

18 Out 2018
Dois artistas plásticos mudaram o visual do muro de entrada do campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Com um painel feito em grafite e com técnica de estêncil, eles retrataram 33 personalidades que marcaram a Ciência e a Educação no Brasil, além de outras ligadas à história da Instituição.

O painel foi feito pelos artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, que ganharam um concurso de arte urbana feito pela Universidade em 2017. Neste ano, a ideia foi aplicada em toda a extensão do muro. “A técnica que usamos foi o estêncil, uma forma de grafite feita com moldes e uma das mais antigas praticadas aqui no Brasil”, explica Diego.

A obra retrata personalidades que vão do inventor Santos Dumont ao sanitarista Oswaldo Cruz, passando pela bióloga Bertha Lutz e pelo físico César Lattes. “Em princípio, seria algo que abrangesse o mundo, mas, depois, passamos para figuras nacionais e locais”. Segundo a dupla, o principal objetivo é inspirar os estudantes e professores que chegam na Instituição e que passam em frente ao muro.

A proposta foi pensar em algo que se adequasse à história também da Unifei e da Tecnologia. Por este motivo, figuram entre as personalidades professores e alunos da Instituição – a exemplo do matemático Antônio Rodrigues d’Oliveira e do ex-aluno Aureliano Chaves – bem como de personalidades da região, a exemplo de Sinhá Moreira, figura importante na oficialização do ensino técnico no país.

Uma homenagem foi feita também ao servidor Benedito Victor Pereira, mais conhecido como “Chuveiro”, falecido em 2013. Conhecido por professores, alunos e técnicos pelo trabalho que realizava junto às crianças de Itajubá na escolinha de futebol que criou dentro do campus e também por sua participação nos eventos festivos da Instituição, seu rosto no muro é uma retribuição aos 52 anos de trabalho dedicados à Universidade.

Cada obra apresenta ainda um QR Code, que é um código de processamento eletrônico, em que os visitantes podem ver pelo celular as informações sobre as personalidades representadas no painel. “A gente queria fazer um painel em que as pessoas soubessem quem está no muro, para elas conhecerem um pouco mais da história”, diz Letícia.

Para a diretora de Cultura da Unifei, Flávia Motta, o trabalho dos artistas mostra que a arte é capaz de dar novos significados e de trazer mais beleza, criatividade e inspiração até mesmo para o que, então, era apenas concreto.

Fonte: Secom - UNIFEI
Foto: Professor Cleber Gonçalves.


Prêmio itajubense de ciência e tecnologia - 2018

16 Out 2018
Secretário Executivo do CERPCH/UNIFEI recebe prêmio itajubense de ciência e tecnologia

O Secretário executivo do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, foi agraciado com o Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia, edição 2018, na categoria Pesquisador Destaque.

O prêmio foi em reconhecimento ao seu trabalho de desenvolvimento de grupos hidrogeradores de quedas ultra baixas, que operam com rotação variáveis, com fluxo reversíveis, aplicáveis em centrais de maré motrizes.

A premiação promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIFEI em parceria com a prefeitura Municipal de Itajubá objetiva reconhecer e disseminar práticas de ensino, pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia, foram premiados professores, pesquisadores e projetos de Propriedade Intelectual que se destacam nas seguintes categorias: Professor ou professora destaque da educação básica no ensino público; Projeto destaque em propriedade intelectual; Pesquisador e Pesquisadora Destaque 2018; Pesquisador ou Pesquisadora atuante na temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 15 de outubro, no teatro Municipal de Itajubá e contou com a presença de autoridades e membros da comunidade acadêmica e itajubense.


Fonte:Adriana Barbosa - Gerente de Comunicação
CERPCH/UNIFEI

Enercred, da INCIT, vence do Prêmio Startup Connected, da Siemens

14 Out 2018
A Enercred, startup que integra o Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), foi a vencedora do Prêmio Startup Connected, organizado pela Câmara Brasil Alemanha. Ela participou do Desafio “Gerenciamento Energético Residencial”, promovido pela Siemens no Brasil.

O resultado foi divulgado durante o Congresso de Inovação da Câmara Brasil Alemanha, em 27 de setembro, em São Paulo. A startup apresentou a plataforma de compartilhamento de créditos de energia limpa para consumidores residenciais.



“Foi muito bom poder estabelecer uma parceria com uma empresa como a Siemens, que tem muito expertise e notoriedade”, disse um dos sócios da Enercred, José Otávio Carneiro Bustamante. “O programa proporciona visibilidade e oportunidade de conexões com redes de contatos de empresas alemãs, isto poderá nos beneficiar em um lançamento futuro de outro produto para o mercado livre de energia”, completou.

ela conquista, a startup itajubense irá participar, em São Paulo, de um programa de aceleração e mentorias com profissionais da Siemens. “Também obtivemos um recurso para o desenvolvimento de uma solução e aprimoramento tecnológico, em parceria com a Siemens e Senai de São Paulo”, ressaltou.



Para ele, é sempre bom estar em contato com ecossistema empreendedor e inovador de Itajubá. “Mesmo mudando para São Paulo durante os próximos 3 meses, manteremos nossa sala na INCIT, já visando o retorno para as instalações no início de 2019”, garantiu.



Aceleração

O Programa de Aceleração Startups Connected tem como objetivo desenvolver as startups vencedoras do Prêmio Startups Connected e suas soluções, além de promover negócios entre elas e as empresas detentoras dos desafios.



A aceleração é feita a partir de um programa de três meses, desenvolvido individualmente para cada startups, a fim de trazer contrapartidas assertivas para o momento atual do negócio. Neste ano, a iniciativa Startups Connected conta também com a parceria do Edital de Inovação, realizado pelo Senai e Sebrae.



Fonte: Bill Souza - Agência Contexto

Professores e aluno da Unifei recebem prêmio na 25ª International Conference MixDes 2018

09 Out 2018
Os professores Tales Cleber Pimenta e Robson Luiz Moreno, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), juntamente com o aluno Gabriel Souza do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), receberam um prêmio pelo artigo apresentado na 25ª International Conference MixDes 2018, realizada na Polônia.

Segundo o professor Tales, o artigo premiado tratou do funcionamento de um modelo de classificação inteligente, voltado para rotulagem de diversos tipos de movimentos de um membro humano amputado. “Através do sinal mioelétrico (sinal elétrico coletado da pele e proveniente dos músculos) é possível distinguir diversos tipos movimentos e embarcá-lo em uma prótese. O trabalho visava encontrar a melhor relação custo benefício, entre tempo de treino e acurácia”, afirmou o professor.

Tales reafirmou a importância da elaboração de trabalhos na Universidade, citando como exemplo o que deu origem ao artigo premiado. “Como o campo de inteligência artificial tem se mostrado relevante, encontramos uma boa oportunidade de pesquisa, alinhando sinais elétricos biológicos e aprendizado de máquina. Além do mais, ainda não há uma solução robusta capaz de contornar de maneira efetiva os traumas causados a pessoas que perderam algum membro devido a algum evento infortúnio. Assim, o trabalho objetivou encontrar a melhor configuração de software, antes de desenvolver um hardware capaz de ajudar essas pessoas nas tarefas do dia a dia”, disse o professor.

O trabalho foi desenvolvido nas dependências da Unifei, como parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, e a viagem dos professores e do aluno à Polônia foi custeada com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).

A conferência

O congresso anual MixDes começou em 1994 e tem por objetivo fornecer um fórum para apresentação e discussão dos recentes avanços em projeto, modelagem, simulação, teste e manufatura nas áreas de micro e nanoeletrônica, semicondutores, sensores e atuadores.

O evento é endossado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), fundado nos Estados Unidos em 1963. A edição desse ano reuniu a apresentação de 92 artigos, de 27 países, incluindo outros oito artigos de autores convidados.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UNIFEI

A Câmara Municipal de Itajubá realiza Solenidade de Entrega de Título de Cidadão Itajubense

06 Out 2018
A Câmara Municipal de Itajubá realizou na última quinta-feira (27), a Sessão Solene em comemoração aos 170 anos de Emancipação Político-Administrativa do nosso município.

A Comemoração é realizada anualmente no mês de setembro, nos termos da Lei Municipal nº 3521 e tem por objetivo contribuir para a preservação da memória histórica de Itajubá.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente da CMI, Ver. Joel da Guadalupe, que compôs a mesa de trabalho junto aos vereadores da Mesa Diretora Biênio 2017-2018: José Vladimir dos Santos - 1º Vice-Presidente; José Maria Silva - 2º Vice-Presidente; Carlos Eduardo Correa Molina - 1º Secretário e Fabrício Oliveira Machado - 2º Secretário. Também compuseram a mesa os seguintes convidados: Francisco Tomazoli da Fonseca - Secretário de Comunicação Social (Representando o Prefeito Municipal), Dr. Luiz Fernando Rennó Matos - Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Itajubá e Dr. Selmo Sila de Souza - Juiz de Direito da Comarca de Itajubá.

Após a composição da mesa, foram convidados a tomar o lugar de destaque os vereadores da CMI: Antônio Raimundo Santi, Cleber David, Jorge Andrade, José Roberto Floriano, Kener Augusto Maia, Marcelo Krauss Rezende, Mônica Cristina Vieira Chaves, Renato Nascimento de Moraes, Ricardo da Fonseca Tames Zambrana, Sebastião Silvestre da Costa, Wilson Batista Paiva e Rodrigo Sampaio Melo, representado pela Sra. Larissa Duarte.

Dando sequência o Coral Mantiqueira G9 entoou os hinos Nacional e de Itajubá, e uma canção em homenagem aos agraciados. Também foi destaque na solenidade a apresentação do Presidente da Academia Itajubense de História Coronel João Otero Diniz que relatou o momento da nossa emancipação política.

Na ocasião, foi realizada pela CMI a entrega de Títulos de Cidadão Itajubense que visou homenagear personalidades nascidas em outras cidades que escolheram nossa cidade para morar e aqui constituir família, estudar, trabalhar, colaborar de alguma forma para o engrandecimento de nosso município.

Cada vereador indicou o nome de uma pessoa a ser homenageada com o Título de Cidadão Itajubense que ratifica a honra do Poder Legislativo em considerar cada uma dessas personalidades como filhos de nossa terra. Foram homenageados:

- Senhor Edgard Carvalho - Indicado pelo Vereador Antônio Raimundo Santi;
- Senhor Carlos Alberto Borges - Indicado pelo Vereador Kener Augusto Maia;
- Senhor Cassiano Ricardo Freitas da Silva - Indicado pelo Vereador José Floriano;
- Cônego Sebastião Camilo de Almeida - Indicado pelo Vereador Joel Carlos de Almeida;
- Senhora Dagmar Luz de Andrade - Indicada pelo Vereador Rodrigo Sampaio Melo;
- Senhor Expedito Gomes - Indicado pelo Vereador Carlos Eduardo Corrêa Molina;
- Senhor Gerson Henrique Barros Rodrigues - Indicado pelo Vereador José Maria Silva;
- Senhor Habib El Moallem - Indicado pelo Vereador Cleber David;
- Senhor José Maria Monteiro - Indicado pelo Vereador Marcelo Krauss Rezende;
- Senhor Júlio César Santanna - Indicado pela Vereadora Mônica Cristina Vieira Chaves;
- Senhor Marcelo Mendonça Rodrigues - Indicado pelo Vereador Fabrício Machado;
- Senhor Marcos Alvim Artoni da Silveira Santos - Indicado pelo Vereador José Vladimir dos Santos;
- Senhora Maria Roselita Machado Luz - Indicada pelo Vereador Sebastião Silvetre;
- Padre Lucas da Silva Crispim - Indicado pelo Vereador Wilson Batista;
- Pastor Levi Faria - Iindicado pelo Vereador Renascimento de Moraes;
- Senhor Vanderson Goulart Junho - Indicado pelo Vereador Jorge Andrade;
- Senhor Vergílio Pioltine Filho - Indicado pelo Vereador Ricardo da Fonseca Tames Zambrana;
- Senhora Maria do Rosário Oliveira Machado - Indicada pela Mesa Diretora.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riêra e contou com a presença de autoridades locais, familiares e convidados dos homenageados. Cerca de 420 pessoas prestigiaram a solenidade.

Fonte: ASCOM - CMI