Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Sala dos Capelos

16 Nov 2019
Após quatro anos afastado para um doutorado em Sociologia na Europa, Paulo César Nunes, da Unifei, está de volta a Itajubá. O professor defendeu a tese “Festivais como moduladores da cidade contemporânea: diálogos entre São Paulo e Lisboa”, no mesmo dia do seu aniversário, 19 de julho. O evento aconteceu na cobiçada Sala dos Capelos, na tradicional Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal, quando o candidato foi aprovado e condecorado com “distinção e louvor”, por unanimidade pelo júri científico. No currículo acadêmico de Paulo contam dezenas de apresentações em eventos científicos consagrados ao redor do mundo na área das humanidades, em cidades como Atenas, Copenhagen, Valeta, Lisboa, Roterdã e Toronto; além de 10 artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto e um capítulo de livro pela Editora Routledge. No percurso pelo estrangeiro, merece destaque, ainda, a passagem do pesquisador em grupos e projetos de pesquisa na University College of Dublin e na University of Amsterdam (considerada, na ocasião em que estava lá, como a melhor do mundo na sua área de comunicação e cultura). Bravo! Como o Doutor Paulo Nunes não para, agora fará um seminário aberto - Ponto Zero, para falar sobre sua pesquisa e possibilidades de projetos futuros dentro dos seus temas de trabalho (cidade, cultura e educação). Local: Auditório 2 do Instituto de Física e Química – IFQ, no Campus da Unifei, na quarta-feira, 20 de novembro, das 17h30 às 19h.

Unifei concede moções a ex-aluno agraciado com o Prêmio Capes Tese – Edição 2019 e a seus orientadores

11 Nov 2019
No dia 27 de setembro, em nome dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o vice-reitor, professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, fez a entrega de moções congratulatórias ao professor Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e ao ex-aluno, por ele orientado, Elisan dos Santos Magalhães, cuja tese de doutorado intitulada “Sensor Móvel de Temperatura e Técnica de problema Inverso não Linear para Estimação do Aporte de Calor em Processos de Soldagem Autógenos” recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2019 da área de Engenharias III, que engloba programas de pós-graduação nas Engenharias Mecânica, de Produção, Aeroespacial e Naval e Oceânica.



Em seu trabalho de doutorado, Elisan desenvolveu uma metodologia, usando técnicas de problemas inversos aplicadas em transferência de calor, que auxiliará na identificação dos parâmetros ótimos para processos de soldagem, reduzindo custos e possíveis falhas.



A entrega das moções foi feita na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consuni), no prédio da Administração Central do campus sede, e contou também com as presenças dos professores Luiz Fernando Valadão Flores, diretor do IEM, e Danilo Henrique Spadotti, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), que é pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação. Uma moção à professora Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva, co-orientadora do trabalho premiado, seria entregue oportunamente, pelo fato de a docente não ter participado da homenagem nesse dia.



Elisan dos Santos Magalhães é engenheiro mecânico formado pela Unifei, onde iniciou a graduação em 2009. Na mesma Instituição, ele desenvolveu seu mestrado no período de 11 meses e defendeu sua tese de doutorado em 06 de abril de 2018, perante a banca examinadora composta pelos professores do IEM Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva e Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva, respectivamente, orientador e co-orientadora; Edmilson Otoni Corrêa e Marcelo José Pirani, além dos professores do Programa de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEM/UFRJ) Hélcio Rangel Barreto Orlande e Marcelo José Colaço. Atualmente, Elisan é professor adjunto da Divisão de Engenharia Mecânica no Departamento de Energia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos - SP.



Durante a entrega das moções, o vice-reitor da Unifei parabenizou o ex-aluno e o seu orientador pelo desenvolvimento da tese e pela premiação conquistada, ressaltando que a Universidade se orgulha por ter contribuído nessas conquistas. Ele também desejou que o ex-aluno, independentemente de onde estiver atuando, continue a contribuir para o desenvolvimento do país.



O professor Sandro disse que teve a honra de orientar o ex-aluno, o qual, durante a pós-graduação na Unifei, publicou artigos de alta relevância em sua área de atuação. Elisan agradeceu pela homenagem da Reitoria da Unifei e pela atuação de seus orientadores e de todos os professores do IEM que contribuíram para o sucesso do trabalho desenvolvido.



A premiação



No primeiro semestre deste ano a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Edital 06/2019 referente ao “Prêmio Capes Tese – Edição 2019” para selecionar a melhor tese de doutorado defendida em 2018, dependendo da área de conhecimento em cada instituição de ensino superior no Brasil.



Elisan dos Santos Magalhães, ex-bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes e ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM) da Unifei, recebeu a segunda colocação no prêmio de melhor Tese de Doutorado de Engenharias III da Capes.



Em correspondência datada de 10 de setembro e enviada ao professor Sandro Metrevelle, do IEM, o responsável pela Coordenação Executiva dos Órgãos Colegiados (Cecol), Darson Astorga de La Torre, comunicou que a Capes estava outorgando ao ex-aluno Elisan e a seu orientador e co-orientadora uma “Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2019 da Área de Engenharias III do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unifei”.



“Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”, dizia a correspondência sobre o trabalho premiado.



Segundo o documento, o extrato com a informação do resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 06 de setembro de 2019, edição 173, seção 3, página 122, sendo possível consultar a lista com os nomes dos premiados na página da Capes: http://www.capes.gov.br/editais/resultados.



A cerimônia para a entrega do prêmio acontecerá em Brasília, no dia 12 de dezembro de 2019.

LEGENDA:
O vice-reitor da Unifei, professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, fez a entrega de moções congratulatórias ao professor Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva, do IEM, e ao ex-aluno Elisan dos Santos Magalhães pela premiação de sua tese.

Foto: Secom.

Governo propõe fim de municípios com menos de 5 mil habitantes

07 Nov 2019
Nesta terça-feira, o Ministério da Economia apresentou uma série de propostas de reformas chamada Plano Mais Brasil. Dentre as mudanças sugeridas pela equipe de Paulo Guedes está a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total (considerado indício de baixa sustentabilidade financeira). Com isso, o governo estima que mais de 1.200 cidades brasileiras seriam incorporadas por municípios vizinhos em 2025, não tendo eleição local em 2024. Prefeitura, secretarias e câmara de vereadores seriam fechadas. Antes de entrar em vigor, o plano de Guedes precisa ser aprovado pelo Congresso.

Foto via @AGazetaEST