24/04/2024

Moraes diz que não há elementos de que Bolsonaro buscou obter asilo diplomático em embaixada e arquiva ação


Ação apurava se Bolsonaro descumpriu medidas impostas pela Justiça ao se hospedar na embaixada da Hungria. Ministro do STF manteve as medidas cautelares, como proibição de deixar o país.
Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não há elementos concretos que indiquem que o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao se hospedar por duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília, buscava asilo diplomático para, posteriormente, fugir do país.

Essa ação específica visava apurar se Bolsonaro, investigado em inquéritos no STF, descumpriu medidas cautelares, como a proibição de deixar o país. Moraes entendeu que não e arquivou a ação. O ministro manteve manteve as medidas cautelares impostas a Bolsonaro.

"Não há elementos concretos que indiquem – efetivamente – que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento", escreveu o ministro.

Reportagem do jornal norte-americano "The New York Times" mostrou vídeos de Bolsonaro chegando à embaixada. Ele ficou lá entre os dias 12 e 14 de fevereiro, depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal sobre suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 daquele mês.

A estadia levantou suspeitas de que o ex-presidente poderia estar visando se proteger de investigações policiais, já que o território de uma embaixada é da soberania do país que ela representa, e não pode ser alvo de batidas de autoridades.

Para o ministro, não há indícios claros de que essa foi a intenção de Bolsonaro. Moraes também afirmou que, ao ir pra embaixada da Hungria, o ex-presidente não descumpriu a ordem de não deixar o país.

"Os locais das missões diplomáticas, embora tenham proteção especial, nos termos do art. 22 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas, promulgada através do Decreto nº 56.435/1965, não são considerados extensão de território estrangeiro, razão pela qual não se vislumbra, neste caso, qualquer violação a medida cautelar de proibição de se ausentar do país", continuou o ministro.

À época da divulgação dos vídeos, Bolsonaro justificou que tem relação de amizade com a Hungria e, particularmente, com o embaixador, e que foi para a embaixada conversar sobre assuntos geopolíticos.

Nesta quarta, após a decisão de Moraes, os advogados do ex-presidente divulgaram nota para dizer que não havia mesmo motivo para desconfiar da ida à embaixada.

“O presidente Bolsonaro não descumpriu qualquer restrição imposta pela Suprema Corte, aliás sempre manteve postura colaborativa em relação a todas as investigações hoje colocadas. Não havia motivo para que se cogitasse a hipótese de busca por asilo político, uma vez que quatro dias antes da visita à embaixada húngara foram determinadas diversas ordens de prisão preventiva e cautelares, evidenciando, portanto, que a ausência de elementos mínimos para supor a iminência de uma imponderável ordem de prisão preventiva”, afirmaram os advogados.

As medidas cautelares que continuam impostas a Bolsonaro são:

proibição de manter contato com os demais investigados
proibição de se ausentar do país

Mais Notícias...

23/04/2024
Atletas da UNIFEI se destacam, mais uma vez, nos Jogos Universitários Mineiros
22/04/2024
Lula critica previsões de pessimistas para economia e cobra empenho de ministros na relação com o Congresso
22/04/2024
UNIFEI se destaca como Melhor Instituição de Ensino Superior no ENGIE Academic Challenge
21/04/2024
Em ato em Copacabana, Bolsonaro volta a pedir anistia a presos do 8 de janeiro e exalta Elon Musk
21/04/2024
Estudantes brasileiros conquistam vitória inédita no maior torneio de robótica do mundo
20/04/2024
Inscrições para Prêmio Sebrae Startups vão até 16 de maio
19/04/2024
Musk dá munição para ato de Bolsonaro, que já se decidiu sobre Moraes
18/04/2024
Comitê dos EUA critica Moraes e cita censura à Crusoé
17/04/2024
Em meio a tensão entre poderes, Moraes vai ao Congresso e diz que antes das redes sociais nós éramos felizes e não sabíamos
16/04/2024
Senado aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    GM Materiais de Construção
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!