28
Fev 2023
Felicidade do jovem casal, que se apaixonou há três anos pela internet, durou até pouco depois que eles se casaram.
Por Anant Zanane e Imran Qureshi, BBC
Em janeiro, um indiano foi preso por ajudar uma paquistanesa a entrar ilegalmente no país e obter uma identidade falsa.
A mulher que ele estava ajudando era sua esposa.
Mulayam Singh Yadav, de 21 anos, e Iqra Jeewani, de 19, se conheceram e se apaixonaram pela internet há três anos, enquanto jogavam uma partida do jogo de tabuleiro Ludo.
Mas sabiam que seria difícil para eles ficarem juntos.
A Índia e o Paquistão têm uma relação tensa — os países vizinhos travaram três guerras desde 1947, quando a Índia foi dividida na independência, e o Paquistão foi criado. Isso pode dificultar a obtenção de vistos.
Então, em setembro do ano passado, Mulayam e Iqra viajaram para o Nepal, onde se casaram.
Depois, eles foram para a cidade indiana de Bangalore, capital do Estado de Karnataka, e passaram a viver juntos.
Mas a felicidade do casal durou pouco. Em janeiro, Jeewani foi detida por entrar ilegalmente na Índia, e Yadav foi preso acusado de fraude, falsificação e fornecimento de abrigo a um cidadão estrangeiro sem documentação adequada.
Ela foi deportada para o Paquistão na semana passada, e Yadav permanece na prisão em Bangalore.
Os familiares de Yadav, que vivem no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, estão arrasados com o desfecho. Eles dizem que a história do casal é simplesmente de amor.
Nós queremos eles em casa, diz seu irmão Jeetlal.
Nós entendemos a situação entre a Índia e o Paquistão. Mas tudo o que eles fizeram foi se apaixonar.
Até a polícia parece concordar.
Além da entrada ilegal e da falsificação, parece ser uma história de amor, afirmou um alto funcionário da polícia de Bangalore sob condição de anonimato.
Vamos cuidar bem dela
A história de amor do casal começou em 2020, durante o lockdown imposto pela pandemia de covid-19.
28
Fev 2023
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, foram realizadas no Teatro Municipal, as cerimônias oficiais de colação de grau das turmas de formandos do 2º semestre de 2022 do campus da UNIFEI em Itajubá. Em cada um destes dias, as cerimônias foram realizadas às 10 e às 15 horas.
Durante as colações, compuseram a mesa o reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; a assessora de Registro Acadêmico da Graduação, Leandra Dias Pinto Martins; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira, e o paraninfo da turma, engenheiro mecânico Thadeu Carneiro da Silva, ex-aluno da Universidade e diretor da CEMIG Geração e Transmissão.
Nas duas cerimônias do dia 16, também foi convidada à mesa a engenheira Dagmar Luz de Andrade, presidente da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI), e nas duas sessões do dia 17, esteve presente a engenheira Maria Sírcia de Souza, presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS). O patrono convidado, Dr. Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais S. A. (CEMIG), não pôde estar presente nas colações, mas enviou uma mensagem em vídeo aos formandos.
Concessão do grau acadêmico
Na primeira cerimônia, colaram grau os formandos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Na segunda colação foram graduados os estudantes das Engenharias de Energia, de Materiais, Mecânica e Mecânica Aeronáutica; das Físicas Bacharelado e Licenciatura e das Matemáticas Bacharelado e Licenciatura.
Já no dia 17, na terceira sessão, foram graduados os formandos em Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas Licenciatura; das Engenharias Ambiental, Civil, de Bioprocessos, Hídrica e Química, e dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado. Na quarta cerimônia, receberam a graduação os alunos das Engenharias de Computação, de Controle e Automação, Elétrica e Eletrônica.
Em cada sessão, após a abertura da cerimônia pelo reitor, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro. Depois, foi feito o juramento, confirmado pelo professor Bortoni, que conferiu os respectivos graus aos formandos da turma do segundo semestre de 2022. Os juramentistas de cada sessão foram, respectivamente, os estudantes Diego Santos de Almeida, do curso de Engenharia de Produção; Gabriel Ferraz Marcondes de Carvalho, de Engenharia Mecânica; Letícia Alkimin Muniz, de Química Licenciatura, e Victor Daisuke Dano, de Engenharia de Computação.
Na sequência, houve o ato de concessão do grau acadêmico aos formandos, que receberam o certificado simbólico de conclusão de curso dos professores coordenadores, cumprimentaram os integrantes da mesa e assinaram a ata da colação de grau.
Docentes homenageados
Em cada colação, vários professores receberam homenagens dos formandos, por meio de certificados. Na primeira cerimônia, foram agraciados os docentes Juliana Caminha Noronha, Isabela Neves Drummond, Carlos Henrique Pereira Mello e Melise Maria Veiga de Paula, respectivamente dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
Na segunda sessão, os professores homenageados foram: Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, do curso de Engenharia de Energia; Geovani Rodrigues, de Engenharia de Materiais; Bruno Silva de Sousa, de Engenharia Mecânica; Marcelo Santiago de Sousa, de Engenharia Mecânica Aeronáutica; Alan Bendasoli Pavan, de Física Bacharelado; João Ricardo Neves da Silva, de Física Licenciatura; Bráulio Augusto Garcia, de Matemática Bacharelado, e Mariana Feiteiro Cavalari Silva, de Matemática Licenciatura.
A terceira cerimônia teve como homenageados os docentes: Michelle Simões Reboita, pelo curso de Ciências Atmosféricas; Thiago Vernaschi Vieira da Costa, de Ciências Biológicas Licenciatura; Maria Rita Raimundo e Almeida, de Engenharia Ambiental; André Luiz Vivan, de Engenharia Civil; Guilherme Youssef Rodriguez, de Engenharia de Bioprocessos; Ana Paula Moni Silva, de Engenharia Hídrica; Eduarda Cristina de Matos Camargo, de Engenharia Química; Juliana Fedoce Lopes, de Química Bacharelado, e Evandro Fortes Rozentálski, de Química Licenciatura.
E na quarta sessão, os professores Thatyana de Faria Piola Seraphim, Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, João Guilherme de Carvalho Costa e Gustavo Della Colleta foram homenageados, respectivamente, pelos formandos das Engenharias de Computação, de Controle e Automação, Elétrica e Eletrônica.
Homenagens a graduados
Durante as cerimônias, alguns graduados foram representados por seus procuradores e outros receberam o certificado de conclusão de familiares também formados na Instituição em anos anteriores. Também houve a concessão da láurea acadêmica a alunos que concluíram seu curso no período mínimo de integralização e obtiveram o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 9.
Na segunda colação, receberam a láurea Luiz Alberto Monnerat de Amorim, do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica; Ana Cláudia Ruela Martins, Ângelo Oliveira de Sá Viana e Antônio Pantalena, todos do curso de Física Licenciatura a Distância, e William Henrique Pereira Costa, de Física Licenciatura Presencial.
Na terceira colação, os agraciados com a láurea acadêmica foram Maria Eduarda da Silva, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, e Davi Veloso Ribeiro e Jade Carvalho Ferreira, ambos graduados em Química Licenciatura. Já na quarta cerimônia, os homenageados foram os estudantes Eduardo Augusto de Oliveira e Rafael Silva Mamede, ambos do curso de Engenharia de Computação.
Discursos
Após a entrega de certificados e láureas, alguns graduados fizeram discursos como oradores em cada sessão: na primeira, Douglas Raimundo de Oliveira Silva, do curso de Ciência da Computação; na segunda, Vitor Eduardo da Silva Fonseca, de Matemática Licenciatura; na terceira, Gesiani Francisca da Costa, de Ciências Biológicas Licenciatura, e na quarta, Pedro de Souza Miller, graduado em Engenharia Elétrica.
Após a fala do orador de cada cerimônia, o pró-reitor de Graduação e o paraninfo das turmas também deixaram suas mensagens aos novos graduados. “Expresso nesse momento aos senhores pais, esposas, maridos e demais familiares dos formandos, meu respeito e admiração pelo indispensável apoio e incentivo oferecido a eles no decorrer do curso. Formar um filho, que era um sonho, tornou-se agora realidade, talvez o maior passo até o momento para a realização pessoal e profissional”, destacou Thadeu Carneiro da Silva, em seu discurso.
Na sequência, o paraninfo da turma recebeu do reitor um exemplar do livro “UNIFEI: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição, em reconhecimento pelo prestígio aos graduados do segundo semestre de 2022 e por sua atuação junto à UNIFEI.
Antes do pronunciamento do reitor, foi exibido um vídeo com a mensagem aos graduados do presidente da CEMIG, patrono das turmas. Em seguida, o professor Edson Bortoni também homenageou os novos profissionais, falando em nome de toda a comunidade acadêmica.
Após algumas orientações sobre a emissão dos certificados de conclusão de curso e dos diplomas digitais, foi feita uma apresentação sobre as atividades realizadas pela FTS. No final de cada sessão, os integrantes da mesa assinaram o termo de encerramento da ata de colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2022 e a cerimônia foi encerrada com a realização da foto oficial.
Fotos: Professor Cléber Gonçalves Júnior / SECOM – UNIFEI
26
Fev 2023
25
Fev 2023
A ditadura de Daniel Ortega (foto) proibiu a Igreja Católica da Nicarágua de celebrar as procissões de rua durante a Quaresma e a Semana Santa.
No início da semana, o ditador classificou a Igreja como “uma máfia organizada” e a acusou de ser antidemocrática por não permitir que os católicos elejam o papa, cardeais, bispos e padres por voto direto.
As relações entre o regime de Ortega e vem se deteriorando nos últimos meses.
Em 12 de fevereiro, o papa Francisco lamentou a sentença de prisão de um bispo crítico da ditadura nicaraguense, Rolando Álvarez, e encorajou os líderes no país a “procurarem sinceramente” a paz.
25
Fev 2023
Os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram com a presidente do STF, ministra Rosa Web.
O Antagonista
Os senadores Hamilton Mourão, Magno Malta e Rogério Marinho se reuniram na sexta-feira (24) com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, pediram que ela avalie a situação dos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, os parlamentares defendem a libertação das pessoas que teriam cometido atos de menor dano.
Depois do encontro, que ocorreu no gabinete de Rosa Weber, Rogério Marinho disse ser importante separar aqueles que invadiram as sedes dos Três Poderes daqueles que foram presos “apenas no QG do Exército”.
“Nossa preocupação é na agilidade do processo e tratar da situação dos que estão encarcerados tanto na Papuda quanto na Colmeia. Todos nós deploramos o que aconteceu, mas o fato é que há uma necessidade, e tivemos a simpatia da ministra, de que haja a individualização dos delitos para que aqueles que não devem possam ser liberados e aqueles flagrados possam ter a imputação adequada.”