Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Unifei recebe a visita de engenheiros da Usina Hidrelétrica de Jirau

30 Abr 2018
Os engenheiros Gizele Silva, Marcelo Olímpio e Sebastião Freitas, representantes da empresa Energia Sustentável do Brasil – Usina Hidrelétrica de Jirau (ESBR/UHE Jirau), foram recebidos na Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), pelo professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete.

Os objetivos da visita foram conhecer a Universidade, suas linhas de pesquisa e laboratórios e discutir os termos de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aprovado. Ele será coordenado pelo professor Guilherme Sousa Bastos, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), que acompanhou os visitantes na ocasião.

O reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, que estava em outro compromisso no momento, recepcionou a comitiva ao final da visita e comentou sobre o projeto de P&D a ser desenvolvido envolvendo a Universidade e a ESBR/UHE Jirau.

A UHE Jirau está localizada no Rio Madeira, no estado de Rondônia. Contando com 50 turbinas, usina tem capacidade para gerar 3750 MW, é a terceira geradora de energia elétrica do país e tem o maior número de máquinas em operação, junto à UHE Santo Antônio, também localizada no estado de Rondônia. A Usina teve investimento de R$ 19 bi e pode abastecer cerca de 40 milhões de pessoas.

De acordo com informações veiculadas no Portal G1, por ocasião da inauguração da usina, as obras de construção civil de Jirau começaram em 2009 e a montagem eletromecânica das turbinas, em 2010. O projeto surgiu como alternativa para atender a demanda de energia do setor elétrico brasileiro e é uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No total, foram implantadas 50 unidades geradoras do tipo bulbo distribuídas em duas casas de força, uma localizada na margem esquerda do Rio Madeira e outra, na direita.

Segundo o professor Guilherme Bastos Sousa, mais detalhes sobre o projeto de P&D acima mencionado serão informados oportunamente após a assinatura do contrato.



Legenda: Da esquerda para direita: os engenheiros Sebastião Freitas e Marcelo Olímpio; os professores da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida, Guilherme Sousa Bastos e José Arnaldo Barra Montevechi, e a engenheira Gizele Silva.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Morre aos 86 anos o humorista Agildo Ribeiro

28 Abr 2018
Morreu aos 86 anos o ator e humorista Agildo Ribeiro. A informação foi divulgada neste sábado (28) pelo canal pago GloboNews. Ele sofria de problemas cardíacos.

Conhecido como “capitão do riso”, Agildo começou a carreira no rádio, mas seu reconhecimento foi após seus trabalhos cômicos na televisão. Em 1969, apresentou o programa Mister Show ao lado do simpático ratinho Topo Gigio. Num dos quadros, Topo Gigio batia um papo com Agildo, a quem ele chamada de Agildinho, sobre curiosidades que as crianças têm, e no final, aparecia de pijama e uma touca pra ir dormir, sempre pedindo um beijinho de boa noite ao apresentador.
Ele também atuou em humorísticos como O Planeta dos Homens (1976), Estúdio A… Gildo (1982), Escolinha do Professor Raimundo (1999) e Zorra Total (1999).

Fonte: Veja - São Paulo

Festival Aitataka – Edição de Inverno será realizado em junho

28 Abr 2018
O Parque da Cidade de Itajubá irá abrigar, de 22 a 24 de junho, o Festival Aitataka – Edição de Inverno, evento que reúne atrações musicais, artísticas e gastronômicas. As novidades foram anunciadas pelos organizadores, Bruno Consentino Medeiros e André Fechio, durante reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 18 de abril.

De acordo Bruno Consentino, o objetivo é transformar o Festival Aitataka em um marco no Sul de Minas – nas duas edições anteriores, o foco foi Itajubá.

“Acreditamos na proposta e potencial do festival, até mesmo pela repercussão que já tivemos: no ano passado, passaram pelo festival em torno de 20 mil pessoas; foi o período de férias escolares, uma vez que ocorreu em julho”, disse. Por esse motivo, anteciparam o evento para junho. Com isso, esperam atrair ao menos 30 mil pessoas.

Haverá atrações diárias: na sexta-feira, dia 22, as atividades começam às 18h30; no sábado, dia 23, a partir das 12h; e, no domingo, dia 24, às 11h.

Bruno Consentino disse que, além de proporcionar eventos de qualidade à população, o Festival Aitataka – Edição de Inverno visa valorizar as manifestações artísticas, gastronômicas e culturais do município; incentivar a participação e o apoio do comércio e empresários locais em eventos culturais para o desenvolvimento da região; e fomentar o turismo e estimular a economia no comércio local e regional.

Mais informações sobre o Festival Aitataka – Edição de Inverno podem ser obtidas com Bruno Consentino (35 99925-1143) ou André Fechio (35 99745-7464).

Fonte: Agência Contexto

Aluno da Unifei se destaca nos Estados Unidos durante a Brazil Conference

26 Abr 2018
A startup brasileira Milênio Bus foi campeã da Brazil Conference, evento realizado nas universidades de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston nos Estados Unidos. Um de seus integrantes, Fábien Giovanni de Oliveira, é aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual que acontece no mês de abril, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, nos Estados Unidos, desde 2015. Realizada nas duas universidades que dão nome à conferência, ela tem como objetivo promover o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional sobre os mais variados temas envolvendo o Brasil.

A startup Milênio Bus conquistou o primeiro lugar na HackBrazil, competição que acontece durante a Brazil Conference at Harvard and MIT, e recebeu 50 mil reais para colocar o projeto em prática. O evento recebeu uma leva de empreendedores brasileiros com suas soluções inovadoras para demandas de mercado.

A partir do uso da Internet of Things (IOT) e da tecnologia Perception Activity Understand, a startup desenvolveu um aplicativo para beneficiar usuários do transporte público. O sistema desenvolvido pela Milênio Bus permite ao cliente ter conhecimento prévio se determinado ônibus está ou não lotado e a possibilidade de pagamento digital da tarifa, dentre outros benefícios à população, que se estendem também às empresas de ônibus.

Fabien Oliveira, que é responsável pelo hardware da Milênio Bus, explicou que, agora, com a tecnologia, as empresas de ônibus possuem o conhecimento do fluxo de passageiros e que, antes, elas apenas tinham uma previsão. Ele indicou também outro ponto positivo do aplicativo: “Estamos trabalhando com câmeras biométricas, o que ajuda a reduzir o número de fuga no pagamento”.

O aluno ressaltou a importância de ter concorrido com outros projetos igualmente inovadores e relevantes. “Sem dúvidas, os outros projetos eram muito bons e tinham grande potencial. Acredito que o fato de termos apresentado um projeto que já está em funcionamento, para uma banca com jurados de renome internacional, foi um dos nossos diferenciais”, avaliou o estudante, que mantém seu sistema em funcionamento na região do ABC Paulista, no trecho São Bernardo do Campo – Diadema.

Após as cerimônias finais do evento, a Milênio Bus foi anunciada como a startup vencedora na Brazil Conference em 2018. “Para mim é uma honra fazer parte de tudo isso, poder contribuir para transformar o Brasil e levar o nome da Unifei para eventos tão importantes”, comentou Fábien.

Futuro da startup

Além de Fábien, a Milênio Bus é composta por Renato Rodrigues, responsável pelo marketing, e Marcel Ogando, encarregado pelo software. Com o dinheiro do prêmio recebido da HackBrazil, a ideia é homologar o hardware utilizado pela startup. “Nosso foco atual é a homologação do produto para podermos escalar e levar, oficialmente, nossa tecnologia às empresas de ônibus”, disse Fábien.

O estudante também falou sobre outros eventos de que a startup deverá participar. “Fomos selecionados pelo Pipe, da Fapesp, estamos na semifinal do programa da Toyota de apoio à mobilidade urbana”, os alunos também foram selecionados pela Oxigênio Aceleradora e, em maio, a Milênio Bus irá participar do programa Blockchain, em Dubai.

Para saber mais sobre a startup Milênio Bus, acesse: http://www.mile

Fonte: Secretaria de Comunicação - UNIFEI

Judoca Lívia Braz Carneiro, conquista medalhas para Itajubá - MG

25 Abr 2018
A Judoca Lívia Braz Carneiro, conquista medalhas representando Itajubá – MG, no Campeonato Mineiro de Judô dedicado às classes sub-18 e sub-21 realizado pela Federação Mineira de Judô - FMJ. A competição aconteceu no dia 21 de abril de 2018, no Ginásio Poliesportivo de Caeté - MG.
Nossa Atleta ficou nas seguintes colocações:
2º - SUB 21 FEMININO MEIO LEVE (-52kg)
3º - SUB 18 FEMININO LEVE (-52kg)