Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

BENVENUTO, ANGELO MIO

31 Ago 2019
Giovanni Trotta, por que não esperou a primavera chegar? Por que se atreveu a nos deixar antes de as flores se abrirem e de um novo colorido despontar nos campos? Apenas alguns dias a mais e poderia ressuscitar, como fazem as flores, todos os anos. Como poderemos viver sem o seu perfume, sua elegância e seu esplendor?
Com sua partida definitiva, perdi minha última referência. O nosso último patriarca se foi. Estamos todos órfãos! Os dois italianos que aqui aportaram estão navegando em mares espirituais, e ficamos, nós, à deriva. O leme está à solta. Daqui para frente temos que continuar a viagem que um dia vocês começaram. Mas como dói!
Precisamos dar sequência ao seu legado, como italiano, como brasiliano que amou as duas Pátrias. Seu exemplo e seu espírito de coletividade transformaram-nos em uma Colônia Italiana e nos fizeram enxergar o mundo com mais flores, mais fraterno.
Cozinhava como ninguém. Mestre na culinária italiana, você nos ensinou o tempero das coisas e da vida. Na medida certa, saboreávamos o melhor da Calábria. Como aprendemos cada lição e como saboreamos cada momento a seu lado!
E agora você se foi para sempre. Sei o quando amava os seus e queria viver. Você deixará saudades, mas nunca tristeza, pois acolhia a todos de braços abertos. Quantos irão recebê-lo lá no céu?! Muitos dirão ao Bom Deus: “Senhor, sabe quem veio para o jantar celestial?”. Aquele que foi batizado com o mais puro azeite de oliva temperado com as mais finas ervas que a Itália pudesse produzir. E Deus, certamente, em sua sabedoria infinita, oferecerá uma cadeira à mesa, e o banquete será servido para mais um ilustre e eterno convidado: “Benvenuto, angelo mio!”.

Antonio Trotta – 31/08/19

10ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 30 de agosto

29 Ago 2019
Com o tema “Assistência Social: Direito do povo com financiamento público e participação social”, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) irão realizar a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em Itajubá. O evento acontecerá no dia 30 de agosto, sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, no Centro Técnico Cultural Professor Pedro Mendes dos Santos (CTC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), localizado na rua Santos Pereira, 78, Anexo, no centro da cidade.

A Conferência é aberta ao público e tem como objetivo avaliar a Política de Assistência Social do município e visa à contribuir para a construção de espaços democráticos de debates e para a consolidação da participação cidadã da população na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Confira a programação na foto

Unifei é tetracampeã da VIII Maratona Mineira de Programação

27 Ago 2019
No dia 25 de maio, foi realizada a VIII Maratona Mineira de Programação na Universidade Federal de Alfenas (Unifenas), evento que contou com as participações das principais universidades, institutos e faculdades de Minas Gerais com o objetivo de potencializar a criatividade na programação de computadores. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi representada pelas equipes “Epic Nuclear Guys”, “Time do Zeh”, “Troco Teammate por AC” e “.++”, do campus sede, e pelas equipes “Os Impostores” e “The Code, The Coffe and Bug”, do campus de Itabira.
Além de ser uma competição, o evento possibilita a criação de vínculos entre os estudantes de diversas instituições, a troca de conhecimentos e o contato com empresas da área de programação e tecnologia. Os problemas propostos para resolução durante a competição são de cunho científico, o que contribui para a aplicação de um raciocínio computacional para a sua solução. Os exercícios propostos requerem paciência e agilidade. Os participantes tiveram cinco horas para resolver a maior quantidade de questões no menor tempo, que envolvem desde problemas do dia a dia de usuários até aqueles enfrentados por empresas relacionados à computação.
A equipe “Epic Nuclear Guys” conquistou o tetracampeonato com os alunos José Wagner de Andrade Júnior, Felipe Kallás Silva e Marcos Antônio Flores Gonçalves. Eles fizeram uma boa prova e acertaram 10 dos 12 problemas apresentados. A equipe “Time do Zeh”, formada pelos alunos David Mateus Batista, Tarik Vieira Moallem e José Luiz da Silva Neto, ficou na sétima posição e recebeu a medalha de prata para o campus de Itajubá. A equipe “Os Impostores”, formada pelos alunos João Pedro Areias de Moraes, Brenda Oliveira Silva e Matheus Guzzo Nascimento, ficou em 11º lugar, do campus de Itabira, mas não recebeu medalha.
As equipes de Itajubá “Troco Teammate por AC”, formada por Edgar Davi Cunha de Almeida, Ricardo Dalarme de Oliveira Filho e Gustavo Luiz de Alvarenga Guerra, e “.++”, formada por Dener José Ribeiro, Eduardo Augusto de Oliveira e Leonardo Furtado de Oliveira, terminaram em 14º e 15º lugares respectivamente. A equipe “The Code, The Coffe and Bug”, formada por Matheus Botelho Menezes dos Santos, Hiroto Sato Tanaka e Ian Miranda Gomes de Souza, terminou a prova em 39º lugar.
Segundo o professor Roberto Affonso da Costa Júnior, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), que participou da organização do evento e acompanhou as equipes da Unifei durante a competição, “graças à superação de todos, a Unifei continua criando campeões e, principalmente, jovens que não têm medo dos desafios que são apresentados”.

Próximos eventos
- Escola de Inverno de Programação
A Escola de Inverno de Programação acontece de 22 a 26 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no bloco C do campus de Itajubá, nas salas LDC 1, 2 e 5, sendo promovida pela Epic Coders – Maratona de Programação. Outras informações podem ser obtidas em:
https://unifei.edu.br/evento/escola-de-inverno-de-programacao/
https://maratona.unifei.edu.br/

- Seletiva da Fase Regional da Maratona de Programação:
Desde 19 junho até 10 agosto, estão abertas as inscrições para a Seletiva da Fase Regional da Maratona de Programação, que acontecerá em Muzambinho - MG no dia 14 de setembro. São cinco vagas em disputa e para se inscrever cada interessado precisa montar uma equipe com três alunos cada uma e enviar um e-mail para rcosta62br@unifei.edu.br, até o dia 10 de agosto, informando em assunto: Fase Regional – “Nome da equipe”.
Devem ser enviados os seguintes dados de cada um dos três componentes da equipe: nome completo, ano de entrada na Universidade, data de nascimento, e-mail, RG, CPF, tamanho da camisa, sigla do curso na Unifei.
Mais informações estão em: https://unifei.edu.br/evento/inscricoes-seletiva-da-maratona-de-programacao/

- Processo Seletivo Epic Coders
De 24 junho até 12 de agosto estão abertas as inscrições para o processo seletivo Epic Coders. O edital está disponível em http://bit.ly/2XrEcmA
Para mais informações, acesse:
https://unifei.edu.br/evento/inscricoes-processo-seletivo-epic-coders/
https://maratona.unifei.edu.br/
rcosta62br@unifei.edu.br

Unifei e Univás promovem o evento Café com Saber para discutir a relação entre linguagem e sociedade

26 Ago 2019
No dia 06 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), promoveu, no Óiki Cafés Especiais, na região central de Itajubá, mais uma edição do evento Café com Saber, cujo tema foi Linguagem, Conhecimento e Tecnologia.

A organização do evento teve a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Aberto para a participação da comunidade local, o Café com Saber é um programa cultural do PPGCL da Univás que tem o objetivo de levar ao público temáticas para discussão sobre a relação entre linguagem e sociedade. Além disso, o evento promove a aproximação entre a universidade e a sociedade em geral, dando visibilidade ao trabalho realizado na Univás.

A 8ª edição do evento contou com palestras dos professores Atílio Catosso Salles, da Univás; Aline de Fátima Chiaradia Valadão Rennó, do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), e Valéria Fonseca Leite, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da Unifei.

Estiveram presentes no evento os professores José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria da Unifei, e Betânia Mafra Kaiser, do Instituto de Física e Química (IFQ); Maurício de Castro Govea da Silva, procurador jurídico e Tiago Vitoi Esaú Ribeiro, diretor de Assuntos Comunitários, além de professores substitutos e bolsistas do programa Idioma sem Fronteira (IsF). Também participaram Mariângela de Oliveira-Abans, do LNA, e alunos de diversas instituições de ensino superior de Itajubá.

Os responsáveis pelo evento foram os professores Atilio Salles, Paula Chiaretti e Joelma Pereira de Faria, pela Univás, e José Arnaldo, Valéria Fonseca Leite e Juliana Caminha Noronha, também do IEPG, pela Unfei.

Mais informações sobre este e outros eventos podem ser acompanhadas na página do PPGCL da Univás no Facebook: https://www.facebook.com/PPGCienciasDaLinguagem/.

Autor de Itajubá lança "Redação para o ENEM"

22 Ago 2019
Uma boa redação é fundamental para o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio e, não à toa, costuma tirar o sono dos jovens estudantes. Redação para o ENEM, do professor itajubense Luiz Carneiro, lançamento da editora Blucher, apresenta um método original e de fácil aplicação para escrever melhor e elevar a pontuação nessa etapa da prova.



O livro, voltado para professores e alunos, adota uma estrutura de trabalho clara e visual e oferece recursos únicos para a superação de vários desafios que um texto pode apresentar, focando na estruturação das ideias, que é um ponto essencial para cumprir as exigências do ENEM.



De acordo com o autor, “nas aulas, percebemos a necessidade de uma organização do pensamento do aluno: não basta ensinar a escrever, é necessário ensinar a pensar, a organizar esse pensamento e a expressá-lo com o máximo de clareza, fluência e exatidão”.



Para cumprir esse objetivo, Redação para o ENEM parte de um panorama da prova, explicando todas as competências exigidas no exame, e apresenta diretrizes, modelos, estatísticas e exercícios práticos. O livro também traz uma série de referências para que o aluno possa expandir seu repertório cultural para além do que é sugerido para a prova e, assim, construir uma argumentação mais rica e com bases diversificadas.



A obra se propõe a trabalhar uma metodologia que já foi aplicada empiricamente e se mostrou bastante eficaz para o ensino de redação para o ENEM, com um índice de 85% das notas acima de 800 pontos. Contudo, também pode ser um guia eficiente para o ensino de redação de forma geral, pois auxilia os estudantes a progredirem na escrita como um todo.



Sobre o autor

Luiz Carneiro é docente desde 1998, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em estudos das linguagens, educação de jovens, produção escrita e desenvolvimento criativo. Atua desde o Ensino Fundamental II até pós-graduações, passando por cursos livres e MBAs. É coordenador da iniciativa educacional REescola, que propõe abordagens diferenciadas para o ensino, atuando na formação de professores e na oferta de cursos e oficinas.



Informações técnicas

Título: Redação para o ENEM: o que você precisa saber para escrever melhor
Autor: Luiz Carneiro
Editora: Blucher
Preço: R$ 65,00
Número de páginas: 280
ISBN: 978-85-212-1428-1



Sobre o evento

Sessão de autógrafos do livro “Redação para o ENEM”
Autor: Luiz Carneiro
Data: 24/08
Horário: 19h
Local: Salto Coworking
Praça Dr. José Braz, 96 – Itajubá (MG)

Por/ Sabrina Inserra - Comunicação