31
Ago 2023
Gustavo Cerbasi, um dos 100 brasileiros mais influentes do mundo, segundo a Revista Época, estará em Itajubá para o FinFestival, evento promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI em parceria com o Sebrae. O evento será realizado no dia 12 de setembro, no Teatro Municipal Christiane Riêra, e tem como objetivo trazer para os empresários de micro e pequenas empresas os principais conceitos sobre gestão financeira, investimentos e educação financeira.
Cerbasi é escritor, consultor financeiro, professor e palestrante. Além disso, tem mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil e no exterior. Entre eles, “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Como organizar sua vida financeira”. Também irão ministrar palestras William Ribeiro (Dinheiro com Você); Professor José Benedito; Hector Arango e Daniel Barbieri. Os ingressos estão à venda na ACIEI, com pacotes especiais para a empresa.
Confira a programação completa do evento:
17:30 - Credenciamento
18:00 – Abertura
18:15 – Palestra: Afinal, por que não sabemos lidar com o dinheiro?
Palestrante: William Ribeiro – Dinheiro com Você
19:15 – Palestra: Gestão Empresarial com foco em excelência de resultados
Palestrante: Professor José Benedito
20:15 – Painel: “Investimentos financeiros: você agora, você no futuro” e “A importância das finanças pessoais na administração pública”.
Palestrantes: Hector Arango / Daniel Barbieri
21:00 – Palestra: Escolhas Inteligentes pro Seu Bolso e Sua Vida
Palestrante: Gustavo Cerbasi – Autor do Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos
22:00 – Coquetel e networking
Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (35) 3622 1020
30
Ago 2023
Na semana passada, a Índia pousou o equipamento no polo sul da Lua, tornando-se o primeiro país a explorar a região escura da Lua
Redação O Antagonista
A agência espacial indiana confirmou que o robô explorador, Chandrayaan-3, confirmou a presença de oxigênio e enxofre no polo sul da Lua. Além desses elementos, também foram encontrados cálcio e ferro.
A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), disse que, “As medições ‘in-situ’ confirmam inequivocamente a presença de enxofre na região, algo que não era viável com os instrumentos a bordo dos orbitadores”.
Além disso, a análise identificou a presença de cálcio, alumínio, ferro, cromo e titânio. A operação na Lua do robô indiano deve durar duas semanas.
No último dia 23, a missão realizada pela Índia tornou-se histórica, foi o primeiro país a conseguir pousar uma sonda lunar no polo sul, região escura do satélite da Terra, saindo na frente da corrida espacial.
“Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua”, disse Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO).
A Rússia, dias antes, tentou pousar o Luna-25 que saiu do controle da agência Roscosmos e se chocou contra a superfície da Lua.
A especialista Raquel Missagia, doutora em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança e professora-colaboradora no Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, fez um comparativo entre as duas missões.
Para ela, a Índia aprendeu com erros em outras tentativas. “Em 2009, a Chandrayaan-1 teve que realizar um pouso forçado na superfície lunar após falhas no equipamento; em 2019, na segunda tentativa indiana de pousar na Lua, a Chandrayaan-2 não obteve êxito. As duas falhas auxiliaram no processo de amadurecimento tecnológico para que a missão Chandrayaan-3 obtivesse sucesso”, disse Raquel.
Já no caso da missão russa que fracassou, ela explica que, “O desenvolvimento da Luna-25 não foi evolução de uma missão anterior, já que muitos dos engenheiros experientes e que participaram dos lançamentos nos anos 1970 já estavam aposentados”, explica a especialista. “Além disso, o programa espacial russo experimentou uma grave crise ao longo dos anos 1990, e a Luna-25 sofreu com longos atrasos em sua execução, por vezes fruto de restrições orçamentárias”.
28
Ago 2023
A equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), participou, entre os dias 26 e 30 de julho, da Robocore Experience, torneio de robótica que reúne diversas equipes de todo o país. A competição, com entrada gratuita para os visitantes, ocorreu na cidade de São Paulo, capital, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi.
A Uai!rrior participou de disputas nas categorias Combate, Sumô, Hockeys e Seguidor de Linha. Ela foi um dos destaques da competição e, mais uma vez, representou a Universidade de maneira positiva em competições, alcançando no total 7 pódios, com 4 ouros, 2 pratas e 1 bronze.
Destaques
No primeiro dia de eventos, ocorreu a inspeção dos robôs, que foram aprovados para disputar em suas categorias. No segundo dia, os robôs Kowalski e Rico competiram na categoria Fairyweight e ambos ficaram invictos com duas vitórias. Na categoria Antweight, Cheddar e Ricochete repetiram o desempenho de Kowalski e Rico. Ricota e Martelinho terminaram o dia com uma vitória cada um na categoria Beetleweight.
Os robôs Duck e Pancada também conquistaram uma vitória cada um na categoria Hobbyweight. Os robôs Cueio e Federal conseguiram uma vitória, respectivamente pelas categorias Featherweight e Lightweight. Por fim, Romário e Romero competiram e venceram em duas partidas no Sumô Mini.
O terceiro dia de competições teve como destaque os robôs Xupa Cabra e Pancada, que conquistaram uma vitória na categoria Hobbyweight. Além deles, os robôs Cueio e Jubileu venceram suas partidas na categoria Featherweight, e o robô Federal venceu sua disputa na categoria Lightweight.
Rico e Cheddar terminaram o dia invictos com uma vitória nas categorias Fairyweight e Antweight, respectivamente, e os robôs Ricota e Martelinho venceram duas partidas cada um na categoria Beetleweight. Cálculos e Calculinhos foram destaque nos Hockeys, e Rachador, Ligeirinho e Corvo tiveram bons resultados na categoria Autônomos.
No quarto dia, Xupa Cabra e Pancada terminaram invictos na categoria Hobbyweight, e Cueio terminou o dia com uma vitória e uma derrota no Featherweight. Kowalski e Martelinho mantiveram seus bons resultados e Cheddar venceu uma partida e perdeu a outra. Nos Hockeys, Cálculos e Calculinhos venceram suas partidas, e Bebeto e Corvo foram destaque mais uma vez na categoria Autônomos.
Resultados
Na categoria Beetleweight, Ricota terminou com o bronze e Martelinho com a prata. O vice-campeonato também foi alcançado por Kowalski na categoria Fairyweight. A Uai!rrior foi a grande campeã nas categorias Lightweight, Hobbyweight, Hockeys Pro e Hockeys Mini, com Federal, Xupa Cabra, Cálculos e Calculinhos.
Fonte:Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
Fotos: Instagram da Uai!rrior.
27
Ago 2023
O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto em São Paulo.
De acordo com o hospital, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30 e foi um sucesso.
O hospital informou, em boletim médico, que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
Segundo os médicos responsáveis, a cirurgia foi realizada com sucesso e Faustão permanecerá na UTI, pois “as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.
Em boletim médico divulgado anteriormente, a equipe do hospital Albert Einstein detalhou um quadro de prioridade de Faustão para o procedimento. O apresentador estava sob cuidados intensivos, fazendo uso de medicamentos para auxílio na força de bombeamento do coração.
No Brasil, todos os transplantes de órgãos respeitam o Sistema Nacional de Transplantes, sejam eles custeados pelo SUS, por planos de saúde ou pagos pelo paciente.
26
Ago 2023
O cantor Carlos Gonzaga foi um dos pioneiros do rock brasileiro. As versões de Diana e Oh Carol!, gravadas por ele, ocuparam as paradas de sucesso brasileiras, fazendo do artista um dos mais tocados entre 1956 e 1962.
Precursor da música para a juventude, Carlos Gonzaga foi um dos maiores astros do cenário musical brasileiro.
José Gonzaga Ferreira nasceu em Paraisópolis (Sul de Minas Gerais) em 10 de fevereiro de 1924 (algumas fontes indicam quem ele nasceu em 1926).
Desde criança, já cantava na escola, o que não agradava nada aos seus pais, e aos 15 já era um astro entre seus colegas de colégio, devido as apresentações nas festas da escola.
Aos 17 anos ingressou no rádio, cantando PRJ7 Rádio Clube de Pouso Alegre - MG. Depois resolveu mudar-se para São Paulo, para tentar a carreira profissional. Cantando com o nome de José Gonzaga, ficou dois anos participando de programas de calouros em diversas rádios. E após vencer um concurso na Rádio Bandeirantes, acabou contratado na emissora em 1952, onde ficou por seis meses.
Carlos Gonzaga, apelidado de O Rei do Rock Balada e O Príncipe da RCA era um dos cantores mais queridos do Brasil, tendo uma legião de fãs.
Em 1958 outro grande sucesso na carreira do cantor foi a música tema do seriado Batmasterson. Carlos Gonzaga também cantou no show de Gene Barry, o astro da série, quando este se apresentou na TV Record.
Em 1960 retornou ao cinema, cantando Estou com a Vida, no filme Virou Bagunça (1960).
Contratado pela emissora paulista, o cantor teve a oportunidade de cantar junto com grandes astros internacionais, como Paul Anka e Johnny Ray, e também foi agraciado com cinco troféus Chico Viola e outros cinco Roquettes Pinto.
Na Record, a popularidade do cantor disparou, ainda mais com a gravação de Diana, em 1957 (vendeu mais de 300 mil discos na época). Além de cantar na rádio, também se apresentava na televisão, em programas como Astros do Disco e Alegria dos Bairros.
Ainda em 1957 Carlos Gonzaga estreou no cinema, cantando no filme Dorinha no Soçaite (1957), onde cantava o sucesso Diana, além da canção Made in USA.
Contratado pela emissora paulista, o cantor teve a oportunidade de cantar junto com grandes astros internacionais, como Paul Anka e Johnny Ray, e também foi agraciado com cinco troféus Chico Viola e outros cinco Roquettes Pinto.
Ganhou o apelido de Rei do Rock Balada e O Príncipe da RCA era um dos cantores mais queridos do Brasil, tendo uma legião de fãs.
Em 1958 outro grande sucesso na carreira do cantor foi a música tema do seriado Batmasterson. Carlos Gonzaga também cantou no show de Gene Barry, o astro da série, quando este se apresentou na TV Record.
Na Record, a popularidade do cantor disparou, ainda mais com a gravação de Diana, em 1957 (vendeu mais de 300 mil discos na época). Além de cantar na rádio, também se apresentava na televisão, em programas como Astros do Disco e Alegria dos Bairros.
Ainda em 1957 Carlos Gonzaga estreou no cinema, cantando no filme Dorinha no Soçaite (1957), onde cantava o sucesso Diana, além da canção Made in USA.
Na década de 60 foi também o introdutor do twist no Brasil, gravando muitos discos do gênero, também com muito sucesso.
Em 1960 retornou ao cinema, cantando Estou com a Vida, no filme Virou Bagunça (1960).
Veterano, Carlos Gonzaga foi um dos atros do programa Excelsior a Gogo (1966), exibido pela TV Excelsior, e apresentado por Jerry Adriani. Era uma resposta da emissora ao Programa Jovem Guarda, da Record, onde Roberto Carlos e uma nova geração de cantores despontavam.
Com uma nova geração de artistas, Carlos Gonzaga, recordista de vendas entre 1956 a 1962, foi perdendo destaque na mídia, mas nunca deixou de cantar. Ele ainda gravou muitos discos, e fez diversos shows.
Em 1976 voltou as paradas de sucesso graças ao sucesso da novela Estúpido Cúpido.
Gonzaga ficou conhecido por abrasileirar sucessos de rock estrangeiro, com versões em português entoadas por sua voz.
A morte foi anunciada nesta sexta-feira (25), na página do músico no Facebook, sem informações de sua causa. Ele estava hospitalizado em Velletri, na Itália.