Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Equipe do LTHE confecciona totens dispenser de álcool em gel para distribuição estratégica em unidades da UNIFEI no enfrentamento à COVID-19

29 Set 2020
Sob a chefia do professor Carlos Barreira Martinez, a equipe do LTHE confeccionou 20 totens dispenser de álcool em gel para distribuição estratégica no CHC e no campus sede da UNIFEI.



Por iniciativa da equipe do Laboratório Thermo-Hydro-Eléctrico (LTHE), situado no prédio 3 do Complexo Histórico e Cultural (CHC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e sob a chefia do professor Carlos Barreira Martinez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), foram confeccionados e distribuídos totens dispenser de álcool em gel para alocação estratégica em locais de maior circulação nas áreas da Universidade.

A ideia surgiu a partir de uma demanda interna do Laboratório. Durante a reforma do seu espaço físico, percebeu-se a dificuldade que os operários tinham na higienização das mãos por meio de dispositivos acionados manualmente. Nessa oportunidade, os usuários do LTHE, Adriano, Carlos, Dieimys, Allann e Fagner, propuseram a aquisição de aparatos de acionamento pelos pés, os totens dispensers, que se multiplicam pelo país neste tempo de pandemia.

O valor orçado, à época para aquisição foi superior a R$ 350,00 por unidade. Um estudo de viabilidade técnica, realizado pelo servidor Dieimys Santos Ribeiro, mostrou a possibilidade de se confeccionar um totem a partir de peças de refugo e descarte que se encontravam na oficina do LTHE, o que foi aceito pelo grupo.

Ampliação do projeto

Com o apoio dos professores Luiz Fernando Valadão Flores e Silmara Cristina Baldissera Kabayama, respectivamente diretor e vice-diretora do IEM, bem como da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Diretoria de Obras e Infraestrutura (DOBI) e da Diretoria de Serviços Gerais (DSG), o projeto foi ampliado e foram montados totens para serem usados em diversos pontos da Universidade.

A proposta inicial contemplava o reaproveitamento de materiais que iriam para descarte e um projeto mecânico simples e eficiente, mantendo o custo efetivo de confecção baixo. Sob a supervisão do acadêmico Adriano Silva Bastos, doutorando em Engenharia Mecânica orientado pelo professor Martinez, cada totem foi confeccionado ao custo de R$ 39,46, referente a aquisição dos demais materiais não provenientes de reaproveitamento.

Segundo Dieimys Ribeiro, que propôs o primeiro protótipo, foi realizada uma pesquisa dos modelos disponíveis e analisada a viabilidade de cada um. Assim, um modelo de corpo unitário e de alavancagem central foi escolhido por ser eficiente, de simples confecção e de baixo custo, além de possibilitar a utilização dos refugos e descartes comuns da Universidade.

Questionado sobre a relevância deste projeto frente à pandemia, o servidor Dieimys disse que “é importante cada um fazer um pouco para combater a proliferação da doença” e que “a confecção desses totens é uma ajuda mínima, mas algo que pode proteger as famílias de todos os que trabalham na UNIFEI”.

O professor Martinez ressaltou que o isolamento social é importante e disse que àqueles que não podem fazê-lo resta somente a prevenção. “Apoiar projetos que visam ao enfrentamento da doença é de suma importância no cenário atual. Enquanto aguardamos uma vacina viável, precisamos estar alertas e conscientes quanto às formas de transmissão”, defendeu o docente.

Repercussão

Com a distribuição dos primeiros totens, alguns professores demonstraram interesse em ter, pelo menos, um deles em suas respectivas unidades acadêmicas. Assim, solicitou-se o estudo e posterior confecção de um segundo lote de totens. O modelo proposto pelo servidor Fagner Luiz Campos Cardoso foi então confeccionado. Ao todo, até o momento, 20 locais estratégicos da UNIFEI foram beneficiados com a distribuição desses totens.

Segundo Adriano Bastos, os projetos poderão ser disponibilizados online para serem replicados por quem desejar. “Como a equipe do LTHE é pequena, o volume de produção é reduzido, e necessitaríamos de mais suporte, incluindo da iniciativa privada, para ajudar mais instituições”, explicou o doutorando.

Agenda cultural oferecida gratuitamente pela Cemig reúne várias formas de arte no fim de semana

25 Set 2020
Agenda cultural oferecida gratuitamente pela Cemig reúne várias formas de arte no fim de semana



Para fechar o mês de setembro contemplando todas as formas de arte, a Cemig, maior patrocinadora da cultura de Minas Gerais, oferece atrações culturais gratuitas imperdíveis nesse fim de semana.



As atrações podem ser acessadas na página da Cemig no Facebook http://facebook.com/events/627956928089347/



Confira a programação:



Dia 25/09 – sexta-feira

🎬 *Éramos em Bando, um filme do grupo Galpão*

Um dos maiores grupos de teatro do Brasil lança sua primeira experiência artística no ambiente virtual. Impedido de estrear seu 25º espetáculo por causa da pandemia, o grupo fez um trabalho de resistência poética estrelando suas atrizes e atores.



Dia 26/09 - sábado

🌿 *Uma Viagem ao Universo das Aráceas: nova exposição on-line do Inhotim*

Muito presentes no movimento #UrbanJungle, as aráceas são uma família botânica essencial na composição de jardins tropicais. O paisagista Pedro Nehring mergulhou nessa variedade para compor a identidade de Inhotim, e agora você pode se sentir dentro do parque novamente. Na exposição on-line "Entre Folhas e Formas: Uma Viagem ao Universo das Aráceas", você pode conferir a diversidade das plantas que compõem o instituto, além das fascinantes histórias por trás delas.



🎨 *#CURA2020: Festival de Arte Urbana*

O CURA é o primeiro festival de pintura em empenas de Belo Horizonte. Em três edições, eles realizaram pinturas em 10 prédios e 3 muros da cidade, transformando a rua Sapucaí no primeiro mirante de arte urbana do mundo. Confira detalhes das quatro novas empenas que estão sendo pintadas, além das duas intervenções que vão ocorrer no centro da cidade.



27/09 - domingo

🌼 *Primavera com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais*

Para celebrar o início da nova estação, os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpretam o primeiro movimento d’As Quatro Estações, Concerto para Violino e Orquestra, de Vivaldi – A Primavera.



*Todas as atrações culturais foram gravadas antes do período da pandemia ou estão seguindo as orientações da OMS.

LNA abre suas portas ao público em evento virtual este sábado, dia 26 de setembro

24 Set 2020
O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI,
realiza anualmente o evento “Tarde e Noite de Portas Abertas no Observatório do Pico dos Dias (OPD)”.
As portas do OPD são abertas e os telescópios do campus são disponibilizados ao público.
Há várias outras atividades programadas além da observação, como palestras, vídeos, apresentações
musicais e a visitação do sítio, a 1864m de altitude.

Devido à pandemia, o evento será virtual e foi rebatizado de “As Portas Virtuais do LNA”,
tendo sido também ampliado, pois o LNA irá apresentar o campus da sede, onde ficam
instalados os laboratórios para desenvolvimento de instrumentação astronômica.

A programação é diversificada e conta com passeios virtuais gravados, rodas de conversas
sobre tecnologia, astrobiologia e exoplanetas, pôr-do-sol com música ao vivo e observação
do céu noturno feita pelo LNA e outras instituições como clubes e grupos de astronomia.

A transmissão será através da conta do LNA no Facebook. Não é necessário ter conta
no Facebook! Basta seguir o link que é aberto a todos:

http://facebook.com/laboratorio.nacional.de.astrofisica

A programação completa pode ser vista em:

http://lnapadrao.lna.br/arquivos/programa_as_portas_virtuais_do_lna.pdf