Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Aluna de Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica da UNIFEI vence o 8º Prêmio Jovem Profissional AESabesp

30 Set 2021
A aluna Isabela Cristina Ferreira Faria, de Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica (MPEH) na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi a vencedora do 8º Prêmio Jovem Profissional AESabesp, com o artigo “Normas, projetos e viabilidade econômica do sistema de reuso de águas não potáveis: uma revisão”, orientado pela a professora Márcia Viana Lisboa Martins, do Instituto de Recursos Naturais (IRN).

O artigo premiado traz uma revisão de literatura sobre o reuso de águas cinza e de chuvas em residências uni e multifamiliares, apresentando estudos sobre modos de captação, tratamento e utilização da água de reuso e demonstrando sua viabilidade econômica e riscos aos usuários. O tema escolhido pela discente é alinhado com sua dissertação de mestrado, que aborda um estudo mais detalhado sobre a instalação desse sistema em edificações e sobre a viabilidade econômica, técnica e ambiental.

Em seu trabalho, Isabela trata de uma tecnologia nova, pouco utilizada no Brasil, mas já expandida em vários outros países, que é o reuso de água não potável, sistema que será de extrema importância, pois se apresenta como uma solução para a diminuição do consumo de água potável e para a crise hídrica, da mesma forma que, atualmente, a utilização da energia solar é focada para a redução do gasto de energia elétrica.

De acordo com a mestranda, o artigo abre portas para a comunidade acadêmica no sentido de diversos estudos que podem ser aprofundados quanto ao assunto, apresentando tecnologias inovadoras para reduzir o custo do sistema de reuso de água e aproximar-se cada vez mais da realidade da sociedade em geral.

A premiação

Isabela é graduada em Engenharia Civil também pela UNIFEI e inscreveu seu texto para concorrer à premiação em maio deste ano. Em 15 de julho, ela recebeu a confirmação de que seu trabalho tinha sido indicado para inclusão nos anais e apresentação durante o evento, e em 11 de agosto, foi informada que o artigo tinha sido selecionado para a 2ª etapa do Prêmio Jovem Profissional.

O Prêmio Jovem Profissional AESabesp, que realizou sua oitava edição de forma virtual em 2021, ocorre normalmente durante o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, maior acontecimento do setor na América Latina. Organizado há 32 anos consecutivos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), o evento recebe anualmente 22.000 participantes, entre visitantes e congressistas. Seu público é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental.

As apresentações dos artigos concorrentes ao prêmio ocorreram de forma virtual, durante o congresso. A autora do artigo selecionado recebeu um troféu e uma bolsa de estudo no valor de 10 salários mínimos (base São Paulo) em instituição escolhida por ela, além da indicação de estágio de uma semana em uma empresa parceira da AESabesp, sem o compromisso de colocação no mercado de trabalho.


Fonte: Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá

ITAJUBÁ ESTÁ ENTRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES E CONECTADAS DO BRASIL E DE MINAS GERAIS, APONTA RANKING INTERNACIONAL

28 Set 2021
O ranking mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento para que elas se aproximem dos modelos de cidades mais inteligentes do mundo e, assim, proporcionem condições ainda melhores aos seus habitantes.

Em comparação com os demais municípios mineiros, Itajubá apresenta índices invejáveis ocupando o 8º lugar do Estado em "Empreendedorismo", 7º lugar em "Tecnologia e Inovação", 6º lugar em "Educação" e o 3º lugar em "Economia", ficando, neste último eixo temático, atrás apenas do município de Nova Lima (1º) e da capital Belo Horizonte (2º).

🇧🇷 Já entre as 5.568 cidades de todo o Brasil, Itajubá marca presença no "TOP 100", obtendo a 47ª colocação em "Economia", 57ª em "Educação", 59ª em "Tecnologia e Inovação" e 82ª em "Empreendedorismo" - índices impressionantes para uma cidade de seu porte.

Leia mais: http://www.itajuba.mg.gov.br/.../itajuba-esta-entre-as.../