Últimos AcontecimentosO que acontece em Itajubá e região !

Equipe Saci Baja SAE obtém 4º lugar em enduro da 12ª Competição Baja SAE Brasil

29 Set 2018
A Equipe Saci Baja SAE, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da 12ª Competição Baja SAE – Etapa Regional Sudeste, em Piracicaba - SP, que contou com a presença de 36 equipes de outras universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Saci esteve presente no evento durante os dias 24, 25 e 26 de agosto e contou com a participação de 39 membros, incluindo o professor orientador, Diego Maurício Yepes Maya, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). O grupo participou da competição com o SB-X. O carro é o décimo protótipo da Saci e possui design com enfoque na identidade visual da equipe, representando um projeto comemorativo.

No primeiro dia de competição, foi realizado o credenciamento dos membros inscritos e, em seguida, a equipe fez a montagem do box para a preparação e os ajustes finais do carro para a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança. A Saci obteve sucesso e logo foi aprovada para dar continuidade às etapas seguintes da competição.

Durante a manhã, no dia 25, a equipe realizou as apresentações sobre o planejamento, projeto e construção do SB-X. Posteriormente, foi feito o teste de conforto e o de freio e a Saci passou de primeira. No período vespertino, foi realizado o teste de aceleração e velocidade, e no fim do dia, aconteceu a prova de manobrabilidade e suspensão. Já no último dia de competição, os integrantes da Saci participaram da prova de enduro e tiveram a oportunidade de ver o SB-X testando todos os limites.

Após superar vários desafios, a equipe atingiu a quarta colocação no enduro e a sétima na classificação geral. Dessa forma, a Saci ganhou mais experiência e ânimo para buscar resultados ainda melhores. Em sua página no Facebook, a equipe manifestou-se, dizendo: “É uma sensação gratificante ver que todo nosso trabalho valeu a pena e nos trouxe ótimos resultados”.

A equipe vai se preparar para a próxima competição, que é a 25ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional que ocorrerá no início de 2019. Mais informações sobre a equipe e a participação na competição podem ser encontradas no Facebook da Saci: https://www.facebook.com/equipesaci



LEGENDA -FOTOS:

A Saci Baja SAE esteve presente na Competição Baja SAE com o SB-X, carro que possui um enfoque na identidade visual da equipe.

Fotos: Equipe Saci Baja SAE.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Unifei

Unifei recebe a visita de Cônsul do Reino Unido

25 Set 2018
Na manhã de 21 de setembro, sexta-feira, a Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita do Cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Thomas Pedroso Nemes, acompanhado do membro de sua equipe, José Cristiano Ferreira de Andrade.

Eles foram recebidos pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também esteve presente o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Participaram ainda da visita os representantes da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot e Gisele Paz Lima e Alves, respectivamente secretário e diretora do Departamento de Ciências e Tecnologia; Henrique Sérgio de Paula, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), e Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

O encontro teve como objetivo estreitar as relações entre o Consulado e a Universidade. Segundo o cônsul, já existem parcerias, principalmente na área de pesquisas, entre universidades britânicas e brasileiras, o que promove o desenvolvimento didático e tecnológico.

Entre outros assuntos, os presentes discutiram a importância da cidade de Itajubá como promotora da tecnologia e inovação, o papel da Unifei na produção de patentes e transferência tecnológica, suas propostas para o ensino e aprendizagem da língua inglesa e as oportunidades de internacionalização de seus cursos. Na oportunidade, foi destacado que, atualmente, a Universidade conta com programas como o Idiomas sem Fronteiras (ISF), do qual alunos, docentes e servidores podem participar gratuitamente.

Os participantes da visita puderam assistir a um vídeo sobre a Unifei que apresenta informações sobre o campus sede e o campus avançado de Itabira. Em seguida, o reitor, professor Dagoberto, passou às mãos do cônsul um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.

Depois da visita à Reitoria, os representantes do Consulado puderam conhecer algumas unidades do campus sede nas quais são desenvolvidos diversos trabalhos de pesquisa, como o Núcleo de Separadores Compactos (Nusec), o Laboratório de Alta Tensão (LAT) e o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).

Fonte: Secom - Unifei

Primavera deste ano será marcada por fortes chuvas e queda de temperatura

23 Set 2018
A primavera, período de transição entre as estações seca e chuvosa, começa neste sábado (22/09), às 22h54. Apesar de florida, a época é conhecida pela volta das tempestades e, para este ano, são esperadas chuvas significativas em algumas regiões do estado. A estação termina dia 21 de dezembro, às 19h23, período em que já estará vigorando o horário de verão.



“A expectativa para Minas é de chuva já na primeira semana de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão caracterizar-se mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte, do que pelo volume d’água”, aponta Arthur de Paiva Neto, meteorologista da Cemig.



Segundo o especialista, as tempestades, causadas principalmente pelas frentes frias, podem vir acompanhadas de granizo e chuva rápida e intensa, além de rajadas de vento. “Nessa estação, há um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para as pancadas que ocorrem com frequência no final de tarde e noite”, comenta Arthur.



Previsão

Embora seja esperado um volume significativo de chuva em algumas regiões, com predominância entre os meses de outubro e novembro, em outras, a quantidade fica abaixo da média histórica.



“Em outubro, irão predominar as chuvas em forma de pancadas intensas e rápidas, acima do normal no Sul, Zona da Mata e Leste, enquanto que no Centro ficarão próximo da média. Nas demais regiões, a previsão é que fiquem abaixo do normal”, salienta o meteorologista da Cemig.



Para novembro, a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média também no Sul e na Zona da mata, além do Triângulo Mineiro; nas demais regiões, a média fica abaixo da considerada.



O último mês da estação, porém, terá um volume d’água maior que o mês anterior, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Desse modo, as chuvas ficarão acima da média em toda a faixa Leste e Norte, enquanto que na Zona da Mata e no Sul permanecerão dentro da normalidade. Nas demais regiões, as chuvas ficam abaixo da média histórica.



Temperaturas

Outra característica da primavera deste ano é a ocorrência do fenômeno El niño, a partir de novembro, o que pode provocar queda nas temperaturas em algumas regiões. A tendência é de temperaturas abaixo da média no Sul e Zona da Mata, dentro da média na faixa Leste, Centro e Triângulo Mineiro e acima da média nas regiões Norte e Oeste de Minas.

Fonte: cemig


Sebrae divulga finalistas mineiros do Prêmio Prefeito Empreendedor

20 Set 2018
Mais de 100 projetos foram inscritos na etapa estadual da 10ª edição da premiação.
Prefeito Rodrigo Riera é um dos finalistas



Trinta projetos de 26 cidades mineiras são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa do Sebrae destaca projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios. Os vencedores da premiação serão conhecidos em novembro, em Belo Horizonte. Informações: www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br .



Dos mais de 100 municípios mineiros inscritos na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, 96 foram habilitados, desses 30 passaram para etapa final da premiação. “A iniciativa tem o objetivo de estimular o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento local e fortalecimento dos pequenos negócios”, explica o analista do Sebrae Minas Nilo Raposo.



Estão no páreo da etapa estadual projetos das cidades de: Carmo do Paranaíba, Governador Valadares, Itabira, Itajubá, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Nova Serrana, Paraguaçu, Passos, Patos de Minas, Porteirinha, Rodeiro, São Geraldo, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Roque de Minas, Taiobeiras, Uberaba, Uberlândia e Uruana de Minas.



Os finalistas concorrem em oito categorias: Inovação e sustentabilidade, Inclusão produtiva e apoio ao MEI, Pequenos negócios no campo, Desburocratização e implementação da RedeSimples, Compras governamentais de pequenos negócios, Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico, Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.



Nos meses de setembro e outubro, os projetos das cidades selecionadas serão auditados por analistas do Sebrae Minas. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 13 de novembro. Eles receberão certificado, troféu e concorrerão a etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.