07/06/2024

Pipito, apontado como chefe da maior milícia do Rio, é morto pela polícia


Miliciano já chegou morto ao hospital; vídeo mostra ele sendo colocado em maca por policiais. Braço-direito de Zinho, teria sido de Pipito a ordem para incendiar 35 ônibus em represália à morte de sobrinho do chefe, que se entregou à polícia em dezembro.
Por Henrique Coelho, Leslie Leitão, g1 Rio

O miliciano Rui Paulo Gonçalves Estevão, de 33 anos, conhecido como Pipito e apontado como chefe da maior milícia do Rio e braço-direito de Zinho, foi baleado e morreu na noite desta sexta-feira (7). Dois seguranças dele foram baleados e hospitalizados.

A operação que culminou na morte de Pipito foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e pela Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil na Favela do Rodo, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

O miliciano e seguranças estavam em uma casa e reagiram à prisão, segundo a polícia. Houve troca de tiros e os três foram baleados. Nenhum policial ficou ferido.

A polícia afirmou que Pipito foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Rocha Faria. Segundo a unidade de saúde, o miliciano já chegou lá morto.

Ônibus queimados
Em reação à morte do miliciano, três ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas na Avenida Antares, em Santa Cruz, segundo informações da Rio Ônibus. Um deles foi queimado.

O tipo de reação é, em menor escala, semelhante à que ocorreu em outubro, quando morreu o sobrinho de Zinho. Na ocasião, foram queimados 35 ônibus, e Pipito é tido como o mentor das cenas de terror, que pararam o Rio de Janeiro.

Mortes e alianças após prisão de Zinho
Desde a prisão de Zinho, na véspera de natal do ano passado, Pipito se tornou uma das principais figuras da organização criminosa. Ele era apontado como sucessor de Zinho na maior milícia do Rio.

A facção se tornou alvo de disputas internas e até de ataques de facções rivais. O resultado foi enfraquecimento e regionalização do grupo, segundo delegados ouvidos pelo g1.

Pipito dividia com Paulo Roberto Carvalho Martins, o PL, o espólio de Zinho após sua prisão.

O fortalecimento de Pipito, no entanto, acarretou em mortes dentro do próprio grupo.

Pipito é o principal suspeito de estar por trás da execução do também miliciano Sérgio Rodrigues da Costa Silva, conhecido como Sérgio Bomba, que foi assassinado em um quiosque no Recreio dos Bandeirantes.

Sérgio estava unido à milícia de Zinho, mas de acordo com as investigações, pretendia formar seu próprio grupo em Sepetiba após a prisão do antigo chefe.

Antônio Carlos dos Santos Pinto, o Pit, foi morto em Paciência, quando levava o filho para comprar presente de aniversário. A criança também morreu.

Pit era responsável pelas finanças do grupo. Perto do corpo de Pit, a polícia encontrou mais um homem morto: Leonel Patrício de Moura. Ele teria sido usado pelos assassinos para chegar até Pit.

Um dos suspeitos por matar o Pit está desaparecido. Jairo Batista Freire, conhecido como Caveira, foi morto, de acordo com informações recebidas pela polícia. No entanto, quando os policiais foram até o local, o corpo não estava lá.

Governador celebra ação
Em nota, o governador Cláudio Castro classificou a ação da polícia que terminou com a morte de Pipito como "duro golpe" contra o crime e afirmou que os criminosos atacaram os agentes.

"Nossa Polícia Civil deu mais um duro golpe contra criminosos que atentam contra a paz da população (...) No momento da prisão, o criminoso atacou os agentes. Houve confronto e ele foi baleado. O recado está dado: vamos continuar combatendo o crime de maneira implacável, seja milícia, tráfico ou qualquer grupo mafioso", disse Castro.

Mais Notícias...

23/05/2026
Justiça dos EUA autoriza citação de Moraes por e-mail em processo da Rumble e da Trump Media
22/05/2026
Carla Zambelli deixa presídio na Itália após extradição ser anulada.
21/05/2026
Alcolumbre ignora pressão de PT e PL e barra instalação de CPMI sobre Vorcaro e fraudes do Master
20/05/2026
FUNDAÇÃO BRADESCO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE EMPREENDEDORISMO E POWER BI
19/05/2026
Mantiqueira de Minas lança catálogo que transforma produção de queijo artesanal em experiência turística
18/05/2026
Com Neymar, confira os convocados da Seleção para a Copa do Mundo
17/05/2026
Morre policial baleado em helicóptero durante operação no Rio
16/05/2026
Milton Naves, locutor mineiro, morre aos 70 anos
15/05/2026
Virginia está no Brasil e fez “parada estratégica” após deixar Madrid
13/05/2026
Mahle abre novas vagas para produção em Itajubá
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!