06/09/2024

Lula demite Silvio Almeida após ministro ser acusado de assédio sexual


Ex-ministro dos Direitos Humanos foi denunciado por mulheres à ONG Me Too Brasil. Ele nega que tenha cometido assédio sexual.
Por Guilherme Mazui, Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília.


O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi exonerado do cargo após a divulgação de que ONG Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra ele.

Após reunião com Silvio Almeida, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a situação dele é insustentável e o tirou do cargo.

"O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual", afirmou nota da Presidência.

A existência das denúncias foi divulgada na quinta-feira (5) pelo portal "Metrópoles" e confirmada em nota pública pela ONG, que combate a violência sexual.

Segundo o portal, os episódios teriam ocorrido no ano passado e uma das vítimas foi a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Silvio Almeida nega as acusações.

A divulgação do caso provocou uma crise no governo.

Segundo a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, integrantes da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabiam desde o ano passado de relatos de suposta conduta de assédio por parte de Almeida.

Em nota na noite de quinta, o Palácio do Planalto informou que a Comissão de Ética da Presidência da República abriu um procedimento de apuração sobre o caso. Na manhã desta sexta, membros da comissão se reuniram para tratar do caso.

Após a reunião, ficou decidido, de forma unânime, que Almeida tem 10 dias para apresentar defesa.

A Comissão de Ética Pública tem, entre outras atribuições, a função de fiscalizar o cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração.

Almeida também foi chamado para "prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele".

A Polícia Federal também informou que vai abrir inquérito ainda nesta sexta para apurar o caso.

De acordo com a colunista do g1 Andréia Sadi, a PF deve ouvir Silvio Almeida na condição de suposto autor e Anielle na condição de vítima.

Declaração de Lula
Na manhã desta sexta, Lula falou pela primeira vez sobre as denúncias contra seu ministro, quando afirmou que "alguém que pratica assédio não vai ficar no governo".

Lula ressaltou que o governo apuraria o caso corretamente, mas que, antes de tudo, permitiria que o ministro se defendesse.

"O que eu posso antecipar para você é o seguinte: alguém que pratica assédio não vai ficar no governo. Eu só tenho que ter o bom senso de que é preciso que a gente permita o direito à defesa, a presunção de inocência, ele tem o direito de se defender", disse Lula à Rádio Difusora, de Goiânia (GO).

O presidente disse, ainda, que o governo vai colocar a Polícia Federal, o Ministério Público e a Comissão de Ética Pública para investigar.

Mais Notícias...

02/10/2024
Professoras e estudantes do campus da UNIFEI de Itabira participam da Operação Velho Chico em nova edição do Projeto Rondon
01/10/2024
ACIEI indica empresário destaque de Itajubá para premiação da Federaminas
30/09/2024
Justiça de Brasília condena Felipe Neto a pagar R$ 20 mil por danos morais a Arthur Lira
29/09/2024
Brasil terá primavera com chuvas abaixo da média histórica
28/09/2024
Morte de líder do Hezbollah acirra conflito e põe Israel em alerta
27/09/2024
Crime em bar, dívida de R$ 150: como foi assassinato do pai da policial que prendeu criminoso 25 anos depois
26/09/2024
Calorão: búfala é flagrada dentro de piscina de clube em MG. Vídeo
25/09/2024
STF permite que Testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue em tratamentos médicos
24/09/2024
Gusttavo Lima diz que irá à Justiça por mínimo de reparação à imagem
23/09/2024
Defesa de Gusttavo Lima diz que ele é inocente
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!