18/06/2025

O novo plano do Congresso para aumentar a sua conta de luz


O Senado deve rejeitar a medida provisória que permitiria aos consumidores escolher qual geradora de energia contratar

Por/ Andreza Matais - Metrópoles

O governo vai sofrer outra derrota na área de energia. O plano é rejeitar a medida provisória do setor elétrico e instituir apenas a tarifa social, que isenta da conta de luz famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A tarifa seria incluída em qualquer projeto em tramitação avançada no Congresso, o que é chamado, na política, de “jabuti”.

Já o restante da MP seria descartado. Como o que permitiria ao consumidor escolher qual distribuidora de energia contratar — a exemplo do que ocorre hoje com o setor de telefonia. A aposta do governo é que a concorrência garantiria melhores preços na conta de luz.

O Senado também deve derrubar o fim dos subsídios para o setor.

Esses dois trechos não interessam às empresas, que têm forte influência no Congresso, especialmente entre os senadores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que fiscaliza os contratos de energia, por exemplo, é toda loteada por senadores do Centrão.

A tarifa social será preservada, porque interessa eleitoralmente, em especial aos políticos do Nordeste, e sua derrubada seria um ataque direto ao presidente Lula, que também espera colher frutos eleitorais dela.

Disputa entre ministro e presidente do Congresso encarece conta de luz
As sucessivas derrotas do governo no setor elétrico têm por trás uma queda de braço entre o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A disputa é por quem irá negociar com as distribuidoras de energia, que movimentam bilhões de reais, a renovação de seus contratos.

Alcolumbre tenta enfraquecer o ministro, que é do PSD, para convencer o governo a indicar um nome dele para a vaga. O ministro tem o apoio do presidente Lula, da primeira-dama Janja e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Até agora, o consumidor arcou com o custo da disputa com a derrubada de propostas que poderiam resultar na redução das tarifas e em melhores serviços.

Na noite dessa terça-feira (17/6), o Congresso derrubou o veto do presidente Lula a uma proposta aprovada pelo Congresso que incluiu fontes de energia suja em projeto que estimulava a energia limpa. O impacto é de R$ 197 bilhões nos custos do setor elétrico. A coluna apurou que o governo estuda alternativas para reverter a decisão legislativa.

Mais Notícias...

09/07/2025
UNIFEI e Hospital de Clínicas de Itajubá iniciam parceria com foco em inteligência artificial aplicada à saúde
08/07/2025
Gustav Klimt: O Beijo e outras obras inspiram desfile de alta-costura
07/07/2025
Trump acusa Brasil de “caça às bruxas” e cobra: “Deixem Bolsonaro em paz!”
06/07/2025
CEU da UNIFEI é finalista no prêmio internacional Triple E Awards
05/07/2025
Vestido de noiva folgado vira um verdadeiro causo na Austrália
04/07/2025
Hamas diz ter aceitado proposta de cessar-fogo com Israel feita pelos EUA
04/07/2025
03/07/2025
Hackers invadem sistema da C&M Software; impacto é milionário
01/07/2025
Corpo de Juliana Marins chega ao Rio, onde passará por nova autópsia
30/06/2025
O hospital das despedidas, onde os pacientes vão para morrer com dignidade
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!