Foi um show à parte! As equipes Beyond Aerospace Department (campus Itajubá) e Falcon 6 Rocket Design (campus Itabira) chegaram no topo da 6ª edição da Latin American Space Challenge (LASC), a maior olimpíada universitária de foguetes e satélites experimentais do Hemisfério Sul, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de novembro, em Iacanga (SP).
A equipe Beyond sagrou-se campeã da categoria “CanSat & PocketQube”. Desafio onde projetam, constroem e lançam protótipos de satélites, integrando todos os sistemas essenciais como energia, sensores e comunicação, em um volume reduzido, similar ao de uma lata de refrigerante (CanSat) ou até menor (PocketQube).
Além do título principal, a equipe celebrou outros dois marcos significativos. O primeiro foi o lançamento bem-sucedido de um foguete com propelente 100% desenvolvido pelos próprios alunos; aliás, essa tecnologia está em processo de patenteamento. O segundo foi a conquista do título de “Honra ao Mérito”, em reconhecimento por ser uma das primeiras e mais atuantes equipes de foguetemodelismo do Brasil.
Já a Falcon 6 apresentou o Falcon One, primeiro foguete experimental totalmente desenvolvido pelos estudantes em sua primeira participação na competição. A missão, em homenagem à cidade de Itabira, cujo nome, de origem tupi, significa “pedra que brilha” foi batizada de “Shinestone”. Pois foi na categoria de 500 metros que o Falcon One surpreendeu ao atingir 641 metros de altitude, superando as metas e garantindo destaque à equipe entre grupos de universidades brasileiras e internacionais.
Parabéns pra essa rapaziada que sabe onde quer chegar!
Por Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
(35) 3629-1130/1376










