A outorga do título foi feita pelo reitor da Unifei, Marcel Parentoni, em cerimônia com a participação de familiares, membros do Conselho Universitário; a vice-reitora, Janaína dos Santos; o chefe de Gabinete e representante do ISEE, Thiago Clé, e o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Danilo Spadoti.
Os professores Gustavo Lopes, do ISEE, e Renato Nunes, reitor da Unifei de 2004 a 2012, apresentaram a trajetória do homenageado: formado em Eng. Elétrica e Mecânica no IEI em 1966, obteve o título de Livre Docente pela EFEI em 1974 e, em 1975, tornou-se professor titular. Durante duas décadas, contribuiu na administração da EFEI. Aposentou-se voluntariamente em 1991, mas foi readmitido em 92. Aposentou-se compulsoriamente em 2011, mas continuou professor voluntário até 2023. Seu material didático, amplamente utilizado, é considerado mais completo que muitos livros sobre os assuntos Máquinas Elétricas e Análise de Sistemas Elétricos de Potência.
Durante o ato, o reitor solicitou a troca de sua samarra com a do homenageado: a de cor azul, vestida pelo homenageado, representa a área das Ciências Exatas e da Natureza; já a branca, de uso exclusivo do reitor, simboliza a totalidade das áreas do conhecimento. A iniciativa do reitor remeteu a um episódio de 1990, quando o prof. Hermeto, mais votado para a direção geral da EFEI, foi preterido pelo Presidente da República. Fato que evidencia a convergência entre ambos, pois o atual reitor, eleito em 2020, também não foi nomeado na ocasião.
A troca das samarras permitiu ao professor ocupar a cadeira principal da Unifei, como deveria ter ocorrido entre 1990 e 1994.
“A sala de aula é um espaço privilegiado de transformação. Ali aprendemos que conhecimento só tem valor quando gera impacto humano, amplia horizontes e cria oportunidades. Se hoje recebo esta distinção, ela pertence também a cada estudante que cruzou meu caminho e me ensinou tanto quanto tentei ensinar”, discursou o homenageado.
“Uma salva de palmas ao grande professor, (...) ao Doutor Honoris Causa da Unifei, (...) ao professor Antônio Eduardo Hermeto, legítimo Reitor da Unifei!", pediu o reitor no seu discurso.
Por - Secom - UNIFEI










