A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI) anunciou com orgulho, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, a indicação do Professor Marcos Aurélio de Souza, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), como agraciado com a prestigiada Medalha Didi Pereira 2026. Concedida a personalidades que se destacam por contribuírem de maneira significativa ao desenvolvimento social, econômico e científico de Itajubá e região, a medalha é considerada uma das mais importantes honrarias da cidade. A indicação do Professor Marcos foi realizada durante reunião conjunta da Diretoria e Conselho Consultivo da ACIEI na segunda-feira (2/2).
Segundo o presidente da ACIEI, Edimar Ribeiro, a indicação do Professor Marcos Aurélio representa o reconhecimento de uma carreira pautada pela excelência acadêmica, pela inovação tecnológica e por impactos concretos para o nosso município. “É uma maneira de celebrar não apenas um excelente profissional, mas um cidadão que, com sua trajetória, fortalece a conexão entre o setor produtivo, a academia e nossa comunidade” afirma Ribeiro.
Para o professor, a indicação foi recebida com surpresa, honra e gratidão. “Fico muito honrado e grato pelo reconhecimento de um trabalho de prospecção no pré-sal que já desenvolvemos há 30 anos na Unifei com equipes altamente especializadas em inovação tecnológica no setor petrolífero mundial”, comenta.
Reconhecimento institucional
De acordo com José Geraldo Nadur, gerente executivo da ACIEI, “a trajetória do professor Marcos Aurélio é inspiradora. Ele personifica a importância de aproximar o ambiente acadêmico dos desafios do setor produtivo, criando soluções práticas e impulsionando a economia local e regional. Sua indicação à Medalha Didi Pereira é mais do que merecida e representa o que de melhor nossa comunidade pode reconhecer.”
A Medalha Didi Pereira, instituída pela ACIEI em 1995, tem como objetivo homenagear personalidades que se destacam pelo trabalho relevante em prol da sociedade, da cultura, da economia e do desenvolvimento de Itajubá. Ao longo dos anos, a comenda se tornou símbolo de reconhecimento social e institucional, reunindo homenageados cujas trajetórias impactaram positivamente a vida da comunidade local.
Trajetória e legado
Professor titular da UNIFEI, Marcos Aurélio de Souza construiu uma carreira sólida nas áreas de engenharia e pesquisa aplicada, com destaque nacional por sua atuação em projetos de alta complexidade e relevância para a indústria petrolífera e energética. Atualmente, ele é o coordenador do Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), uma iniciativa que posiciona Itajubá no mapa global dos centros de desenvolvimento tecnológico para o setor de óleo e gás.
O CTPB, sob a liderança de Souza, é um laboratório equipado com tecnologia de ponta para simular condições extremas do pré-sal brasileiro e testar equipamentos e soluções inovadoras para exploração e produção de petróleo e gás natural. Essa atuação coloca a UNIFEI e Itajubá como referências em pesquisa aplicada em escala mundial, além de gerar oportunidades de formação de recursos humanos altamente qualificados e parcerias com grandes empresas e instituições do setor.
Ao longo de sua carreira, o professor também desenvolveu e liderou projetos de pesquisa que impactaram diretamente a formação de engenheiros e pesquisadores, fomentando a inovação e colaborando com a transferência de conhecimento entre a academia e o mercado. Seus trabalhos refletem compromisso com a excelência acadêmica, com o progresso tecnológico e com o desenvolvimento sustentável.
Evento de entrega
A cerimônia de outorga da Medalha Didi Pereira 2026 está prevista para acontecer durante o aniversário de 101 anos da ACIEI, em maio deste ano, em um evento que reunirá autoridades, representantes de entidades parceiras, membros da comunidade acadêmica e lideranças empresariais. A expectativa é que a entrega da medalha do professor Marcos Aurélio seja um dos momentos mais significativos do evento.
Fonte: ASCOM/ACIEI
Jornalista Luciana Mohallem










