19/12/2025

Clube em que pai de Pelé jogou se torna primeira "SAF Startup" do Brasil


Equipe de Itajubá renasce com o projeto inovador já registrado na Associação Brasileira de Startups (Abstartups)
Igor Varejano, da Itatiaia -CNN ESPORTES

O Yuracan Futebol Clube, de Itajubá, se tornou a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no modelo Startup do Brasil.

O clube quase centenário já teve como um de seus jogadores Dondinho, pai de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Agora, renasce com um projeto que está oficialmente registrado na Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

A chancela concedida pela entidade reconhece que o clube mineiro opera com características típicas de startups. Ou seja, se enquadra como um modelo de negócios escalável. Além disso, conta com uso intensivo de tecnologia e integração permanente com ambientes de pesquisa.

A SAF confirma essa vocação ao se reestruturar para funcionar além do futebol tradicional, Existe uma preocupação para a definição de plataformas digitais, soluções de ciência de dados, softwares esportivos, metodologias de formação baseadas em engenharia e um ecossistema próprio de novos negócios por meio da venture builder Y35.

Para Vitor Fernandes Colares, um dos idealizadores do projeto, o reconhecimento da Abstartups é fundamental para a consolidação do Yuracan. “Desde o primeiro dia, a nossa ideia nunca foi apenas voltar a jogar futebol", disse.

"A gente desenhou o Yuracan para ser uma plataforma de inovação capaz de gerar conhecimento, tecnologia e novos negócios a partir do esporte. Esse registro que conquistamos prova que é possível fazer futebol com mentalidade de startup, escala e sustentabilidade”, afirma Colares.

Yuracan
Nascida na cidade de Itajubá, o Yuracan manda seus jogos no Estádio Coronel Belo Lisboa (capacidade 2.500 pessoas). Seu apelido é Ganchão, alusão à letra Y estampada na camisa. Também é conhecido como os Diabos Brancos, por conta do uniforme branco.

O clube foi o primeiro de Dondinho, pai de Pelé. Posteriormente, o genitor do maior jogador de todos os tempos ainda jogou no Hepacaré, no Atlético, no São Lourenço e no Vasco de São Lourenço , finalizando a carreira no Bauru Atlético Clube.

Mais Notícias...

18/12/2025
Governo operou para barrar ida à CPMI do INSS de alvos de operação da PF
17/12/2025
Arquidiocese de SP proíbe transmissões de missas de padre Júlio Lancellotti
16/12/2025
Companhia de Dança Marcílio Bastos encanta público em Itajubá
15/12/2025
Prefeitura de Itajubá lança Banco de Rações para apoiar ONGs de proteção animal
14/12/2025
Domingão animado no Brilha Itajubá reúne famílias no Parque da Cidade
13/12/2025
Mais uma taça e premiação recorde em 2025: Flamengo fatura Challenger Cup
12/12/2025
Poços de Caldas proíbe o uso de charretes turísticas puxadas por cavalos
11/12/2025
Festival celebra esporte, integração e cidadania na UNIFEI
09/12/2025
Câmara de Itajubá homenageia o CREFITO-4 MG com Moção Congratulatória
08/12/2025
Brasileiro que criou mosquito Aedes que não transmite dengue entra na lista dos cientistas que mudaram a ciência em 2025
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!