02/04/2026

Fachin critica relatório dos EUA e fala em "distorções" de decisões do STF


Presidente da Corte diz que documento traz leitura equivocada de decisões e afirma que resposta será feita por via diplomática.

Por - Fernanda Fonseca, da CNN Brasil, Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin, rebateu nesta quinta-feira (2) um relatório dos Estados Unidos que aponta supostas violações à liberdade de expressão no Brasil e afirmou que o documento traz “caracterizações distorcidas” das decisões da Corte.

A manifestação foi feita após o Comitê Judiciário da Câmara norte-americana divulgar, na quarta-feira (1º), um novo relatório sobre o Brasil, no qual critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes em decisões relacionadas à remoção de conteúdos e perfis em redes sociais.

O documento sustenta que autoridades brasileiras teriam adotado medidas de censura com alcance internacional, inclusive sobre conteúdos publicados nos Estados Unidos.

"Nas últimas décadas, o STF tem atuado na defesa e na promoção da liberdade de expressão no Brasil, inclusive para impedir restrições indevidas a esse direito por decisões judiciais. É o que se extrai de seus inúmeros julgados emblemáticos sobre o tema", diz Fachin.

O relatório dos Estados Unidos apresenta uma leitura diferente. O documento cita decisões de Moraes e afirma que ordens judiciais brasileiras impuseram remoções globais de conteúdos.

Segundo o comitê norte-americano, empresas como X (antigo Twitter) e Rumble foram punidas após se recusarem a cumprir integralmente decisões do STF para retirada de contas ligadas a influenciadores brasileiros de direita.

Fachin afirma que o relatório distorce o funcionamento do sistema jurídico brasileiro e o alcance das decisões do STF. Segundo ele, eventuais esclarecimentos serão feitos “pelos canais diplomáticos e no nível adequado”.

Mais Notícias...

01/04/2026
Moraes nega Vorcaro três vezes antes de o galo cantar
31/03/2026
Caso Master: Mendonça quer saber de Vorcaro onde o dinheiro foi parar
30/03/2026
Esquadrilha da Fumaça encanta público e encerra comemorações dos 207 anos de Itajubá
28/03/2026
A psicóloga clínica Luiza Cr Ricotta lança o livro - Me Separei e Agora?
27/03/2026
Autoridades alertam administradores de grupos sobre responsabilidade diante de crimes virtuais em Itajubá
25/03/2026
Professora da Unicamp presa por furtar vírus é solta pela Justiça Federal
24/03/2026
Artesanato com raízes na Mantiqueira fortalece identidade cultural de Delfim Moreira, no Sul de Minas
23/03/2026
| 207 ANOS DE ITAJUBÁ
22/03/2026
Master: CPI e CPMI não localizam ex-noiva de Vorcaro e avaliam coercitiva
21/03/2026
Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!