Vivemos um emocionante resgate da história de Vital Brazil, personalidade mineira de relevância nacional por suas pesquisas no ofidismo (soro antiofídico), com reconhecimento internacional e um legado marcante para a Saúde Pública. Sua trajetória inclui a criação do Instituto Butantan, em São Paulo, um dos maiores centros de excelência em pesquisa biomédica do país.
A apresentação, realizada com emoção por Érico Vital Brazil, neto do médico sanitarista, destacou a missão de difundir o vasto acervo iconográfico e histórico das lutas e conquistas de Vital Brazil. Também foi mencionada a criação da Casa de Vital Brazil na cidade de Campanha (MG), onde o cientista nasceu, e sua passagem por Itajubá (MG), onde viveu por quatro anos.
Graças ao SUS, o Brasil é um dos poucos países onde o soro é distribuído gratuitamente à população — um privilégio inexistente em outras partes do mundo.
O encontro aconteceu no Complexo Cultural da UNIFEI, viabilizado pelo engenheiro Luiz Gonzaga Rennó Salomon, o Zaga. A noite foi encerrada com um coquetel impecável assinado por Mônica Sales.
Por Luiza Ricotta e Nilda Bitencourt










