17/10/2025

Nobel da Paz: Brasil não assina documento do Mercosul saudando María Corina


Proposta foi feita pela Argentina, durante reunião em Brasília; outros dois países endossaram o pedido

Por Leonardo Ribbeiro, da CNN Brasil, Brasília


O Brasil não assinou um documento elaborado pelo Foro de Consulta e Concertação Política do Mercosul saudando a líder antichavista María Corina Machado, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025.

O colegiado inclui os cinco membros do bloco (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), além de Chile, Colômbia, Panamá e Peru, que participam como nações associadas.

A reunião em questão foi realizada em Brasília, na última sexta-feira (10), data do anúncio do prêmio.

Dois países endossaram a proposta feita pela Argentina. "As delegações de Argentina, Colômbia e Paraguai saudaram a entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2025 a María Corina Machado por sua incansável defesa da democracia e das liberdades fundamentais", diz a ata do encontro, sem citar os demais participantes.

Até o momento, nem o Palácio do Planalto nem o Itamaraty se manifestaram oficialmente sobre a premiação.

Mais Notícias...

16/10/2025
Lula decide indicar Jorge Messias como novo ministro do STF
15/10/2025
Ex-aluno da UNIFEI é aprovado no Max Planck Institute (Alemanha)
14/10/2025
UNIFEI brilha no JUBs e garante 3º lugar nacional
13/10/2025
Sem Netanyahu e Hamas, Trump assina cessar-fogo em Gaza: “Incrível”
12/10/2025
Trump embarca para Israel e diz que reféns podem ser libertados antes
11/10/2025
Beto Louco admite delatar políticos em esquema de lavagem de dinheiro
10/10/2025
Opositora de Maduro, María Corina Machado dedica Nobel da Paz a Trump
09/10/2025
Brasileira relata clima de festa em Israel após acordo sobre Gaza
08/10/2025
Israel e Hamas assinam acordo de paz para primeira fase de cessar-fogo na Faixa de Gaza
07/10/2025
UNIFEI e SAF do Yuracan firmam parceria histórica para transformação de Itajubá no "Soccer Valley", um polo estratégico de inovação e desenvolvimento de tecnologia do futebol
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!