21/10/2024

Estudantes do segundo grau visitam campus da UNIFEI em Itabira como parte de projeto de Higiene Ocupacional


No último dia 25 de setembro, estudantes secundaristas da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA) realizaram uma visita ao campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em Itabira, atividade organizada pelo projeto de extensão registrado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX) (PJ216-2024) "Higiene Ocupacional nas escolas: apresentação de alunos da UNIFEI sobre temas de HO a secundaristas da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA)".

Este é um projeto de extensão que acontece há dois anos na disciplina Higiene II (ESSi10), sob coordenação do professor Leonardo Ferreira Reis, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA) da UNIFEI, com apoio do professor Paulo Araújo, do curso técnico em Segurança do Trabalho da EEMZA.

O projeto consiste em duas atividades principais: uma visita dos estudantes da EEMZA ao campus da UNIFEI, em que os alunos da disciplina de Higiene Ocupacional falam sobre a forma de ingresso na Universidade Pública, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a política de ações afirmativas, com vagas reservadas para pessoas negras, de baixa renda e pessoas com deficiência (PCDs), e ainda apresentam a política de permanência estudantil da UNIFEI, com bolsas, auxílios e projetos remunerados. Ainda nessa visita, são apresentados alguns laboratórios tecnológicos da UNIFEI, onde as práticas de ensino e os projetos de pesquisa são desenvolvidos, além dos projetos de competição tecnológica, como o futebol de robôs.

A segunda etapa, que acontecerá em outubro, consiste em aulas sobre riscos ocupacionais que estudantes da disciplina de Higiene II da UNIFEI irão ministrar na EEMZA, apresentando conceitos, técnicas e teorias, além de demonstrar o uso de equipamentos de medição de ruído, vibração, calor e iluminância.

Segundo o professor Leonardo, a Engenharia Popular, uma das frentes de atuação do Grupo de pesquisa sobre Conflitos e Confluências Rurais da Bacia do Rio Doce (OCDOCE), o qual ele coordena, “envolve o desenvolvimento de tecnologias sociais e também a difusão científica, o que fazemos através de projetos como este”.

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