A SMAR Technology Company, empresa brasileira que atua no setor de automação industrial, realizou, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o evento de lançamento da sua nova linha Open Process Automation Standard (O-PAS), em uma parceria com a empresa B2ML.
O evento intitulado Road Show SMAR foi realizado no Auditório Aureliano Chaves, e contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni; dos representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot, secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, e William McFadden, e o vereador Marquinhos Meireles.
Também estiveram presentes no evento membros administrativos da SMAR e da B2ML e alunos de graduação da UNIFEI, incluindo uma turma de membros da equipe de robótica Uai!rrior, patrocinada pelas empresas.
Programação
O reitor deu início às ações do evento, destacando a escolha da SMAR pela UNIFEI como uma das primeiras instituições selecionadas para o evento de lançamento da linha O-PAS.
Após depoimentos dos membros das empresas, o representante da diretoria da SMAR e ex-aluno da Universidade, Délcio Prizon, iniciou as palestras de apresentação da linha. De acordo com Délcio, a empresa possui um compromisso com questões ambientais, sociais e de governança, e o objetivo da linha O-PAS é escolher os padrões para a automação industrial, beneficiando os usuários finais das tecnologias.
Segundo ele, com a parceria da Open Group, foi desenvolvido o Open Process Automation Forum (OPAF), grupo baseado no consenso dos usuários finais das tecnologias, possibilitando uma padronização nos processos de automação.
Na sequência, José Alberto Coretti, da SMAR, falou sobre a história da Indústria, as revoluções industriais e a Indústria 4.0. Ele disse que existem diversas tecnologias de automação que podem ser desenvolvidas com a aplicação das tecnologias dessa Indústria 4.0, como a internet das coisas, simulações, armazenamento em nuvem e inteligência artificial.
Após um coffee break, Guilherme Moretti falou sobre o protocolo O-PAS. Ele apontou uma resistência da indústria em relação à inteligência artificial e outras tecnologias modernas. De acordo com Guilherme, a arquitetura O-PAS permite a construção de sistemas de automação de processos confiáveis e seguros que não requerem desligamento para realizar atualizações.
Guilherme também destacou que existem algumas propriedades que definem uma arquitetura aberta, considerando impactos de diversos atributos-chave de qualidade como acessibilidade, segurança e compatibilidade, entre outros. Dessa forma, a linha O-PAS funciona como elemento de ligação de todos os recursos que fazem parte da arquitetura.
Para acompanhar a transmissão do evento Road Show SMAR pelo YouTube da UNIFEI, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=vGHQReqUBfw
Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
(35) 3629-1130/1376