14/12/2023

Doutoranda da UNIFEI publica pesquisa sobre riscos climáticos e vulnerabilidades do café arábica no Brasil sob climas atuais e futuros


Cássia Gabriele Dias, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), publicou recentemente o artigo “Climate risks and vulnerabilities of the Arabica coffee in Brazil under current and future climates considering new CMIP6 models” – “Riscos climáticos e vulnerabilidades do café arábica no Brasil sob climas atuais e futuros considerando novos modelos CMIP6” - na Science of the Total Environment (STOTEN), renomada revista científica de alto fator de impacto.

A pesquisa, fruto da tese que vem sendo conduzida pela discente, foi orientada pelas professoras Fabrina Bolzan Martins, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI, e Minella Martins, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e trata sobre a vulnerabilidade e riscos climáticos do café arábica no Brasil.

Segundo o artigo, a suscetibilidade às mudanças climáticas preocupa o mercado mundial de café devido às possíveis perdas severas de produtividade. O Brasil é o maior produtor mundial de café arábica e possui lavouras em regiões consideradas como foco de mudanças climáticas persistentes.

O café arábica é a segunda commodity mais valiosa comercializada, atrás apenas do petróleo, e consumido em todo o mundo. O clima exerce influência direta e indireta sobre a agricultura, sendo o principal responsável por baixas e altas produtividades.

De forma geral, o café, e especialmente o arábica, é considerado uma cultura sensível, vulnerável à variabilidade e às mudanças climáticas. Desse modo, as alterações projetadas para ocorrer ao longo do século XXI no Brasil podem trazer ameaças adicionais ao desenvolvimento e produtividade do café arábica e prejuízos financeiros ao setor cafeeiro.

A autora defende que o conhecimento prévio sobre como as variações climáticas podem impactar as doenças, pragas e produtividade do cafeeiro é um recurso valioso para os cafeicultores, pois auxilia na tomada de decisões e no planejamento das safras futuras.

O artigo contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com recursos do IRN para custear despesas de tradução.

Vale lembrar que a publicação é relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que ampara as ações contra a mudança global do clima. E, recentemente, a UNIFEI recebeu o Prêmio CAPES-Elsevier 2023 com destaque nas publicações relativas ao ODS 13.

A pesquisa está disponível no site da STOTEN e pode ser conferida por meio do link https://authors.elsevier.com/c/1hzT1B8ccygtz

Divulgação POSMARH - UNIFEI.

Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
(35) 3629-1130/1376

Mais Notícias...

07/05/2025
Ato pró-anistia em Brasília reuniu 10 mil pessoas, diz Valdemar; USP calcula 4 mil
06/05/2025
PF prende bando que fraudava benefícios do INSS há quase duas décadas
05/05/2025
Cortinas vermelhas que revelarão novo papa são instaladas no Vaticano
04/05/2025
Lady Gaga agradece a fãs após show no Rio: Orgulho e alegria de cantar para o povo do Brasil
03/05/2025
Morre Thor, labrador herói das buscas em Brumadinho, aos 12 anos
02/05/2025
Inação de Lupi fez escândalo do INSS explodir no colo do governo Lula
01/05/2025
Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 84 anos no Rio
30/04/2025
MCTI investe em infraestrutura multiusuários e renovação tecnológica em laboratórios de astrofísica
29/04/2025
Camisa vermelha da seleção brasileira de futebol vira briga política nas redes sociais
28/04/2025
Materiais escolares começam a ser entregues nesta segunda-feira
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!