Cássia Gabriele Dias, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), publicou recentemente o artigo “Climate risks and vulnerabilities of the Arabica coffee in Brazil under current and future climates considering new CMIP6 models” – “Riscos climáticos e vulnerabilidades do café arábica no Brasil sob climas atuais e futuros considerando novos modelos CMIP6” - na Science of the Total Environment (STOTEN), renomada revista científica de alto fator de impacto.
A pesquisa, fruto da tese que vem sendo conduzida pela discente, foi orientada pelas professoras Fabrina Bolzan Martins, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI, e Minella Martins, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e trata sobre a vulnerabilidade e riscos climáticos do café arábica no Brasil.
Segundo o artigo, a suscetibilidade às mudanças climáticas preocupa o mercado mundial de café devido às possíveis perdas severas de produtividade. O Brasil é o maior produtor mundial de café arábica e possui lavouras em regiões consideradas como foco de mudanças climáticas persistentes.
O café arábica é a segunda commodity mais valiosa comercializada, atrás apenas do petróleo, e consumido em todo o mundo. O clima exerce influência direta e indireta sobre a agricultura, sendo o principal responsável por baixas e altas produtividades.
De forma geral, o café, e especialmente o arábica, é considerado uma cultura sensível, vulnerável à variabilidade e às mudanças climáticas. Desse modo, as alterações projetadas para ocorrer ao longo do século XXI no Brasil podem trazer ameaças adicionais ao desenvolvimento e produtividade do café arábica e prejuízos financeiros ao setor cafeeiro.
A autora defende que o conhecimento prévio sobre como as variações climáticas podem impactar as doenças, pragas e produtividade do cafeeiro é um recurso valioso para os cafeicultores, pois auxilia na tomada de decisões e no planejamento das safras futuras.
O artigo contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com recursos do IRN para custear despesas de tradução.
Vale lembrar que a publicação é relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que ampara as ações contra a mudança global do clima. E, recentemente, a UNIFEI recebeu o Prêmio CAPES-Elsevier 2023 com destaque nas publicações relativas ao ODS 13.
A pesquisa está disponível no site da STOTEN e pode ser conferida por meio do link https://authors.elsevier.com/c/1hzT1B8ccygtz
Secretaria de Comunicação
Universidade Federal de Itajubá
(35) 3629-1130/1376