12/05/2024

Ator Paulo César Pereio, nome histórico do cinema brasileiro, morre no Rio aos 83 anos


Ele tinha 83 anos. A informação foi confirmada pelo hospital onde ele estava internado.
Por g1 Rio e TV Globo


O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo (12), no Rio de Janeiro. Ele tinha 83 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Casa São Bernardo, onde ele estava internado.

De acordo com a unidade de saúde, o ator estava em tratamento de uma doença hepática avançada e foi levado ao hospital durante a madrugada, já em estado grave.

Paulo César Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Tem trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema, onde atuou em mais de 60 filmes. Trabalhou em filmes de cineastas importantes do cinema brasileiro como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.

No documentário "Tá rindo de quê?", sobre o humor na ditadura militar, Pereio falou sobre a dificuldade do ator para driblar a censura.

"Eu improvisava muito. Eu vou improvisar? Tem que dizer um texto enviado para a censura, carimbado, e tem que ser aquele texto. E qualquer improviso será castigado", disse Pereio.

Entre os trabalhos na televisão, Pereio atuou em "Partido Alto", "Roque Santeiro", "Mandala", o "Salvador da Pátria", "A Viagem" e "Duas Caras", entre vários outros trabalhos.
Conhecido pela voz grave, Pereio fez muitos trabalhos na publicidade.

"É um trabalho que eu levo muito a sério e considero tão artístico como qualquer outro. De vez em quando, os publicitários fazem obras de arte em 30 segundos. E acho que a publicidade influencia a linguagem de cinema e televisão", disse Pereio em entrevista ao programa TV Mulher, em 1981.

Pereio vivia no Retiro dos Artistas desde 2020, no começo da pandemia de Covid-19. Em entrevista ao Jornal Extra, ele disse que buscou a entidade para se sentir protegido.

"Estou aqui desde o começo da pandemia, dessa crise do coronavírus. Achei que vir para cá seria uma maneira de me salvar. Vim para sobreviver. Eu moro em São Paulo, tenho meu apartamento lá. Não teve outro jeito. Mas estou bem de saúde. Nunca na minha vida trabalhei por dinheiro. Trabalhei bastante e nunca fiquei nem estou na penúria. O fato de eu estar aqui pode dar a ideia de que o cara está retirado, mas não estou. Ando aqui com uma tranquilidade absoluta, o que eu não poderia fazer na rua. Aqui tenho comida, sou bem cuidado e estou protegido", afirmou Pereio.

"Adeus Pereio. Te Amo. Sempre", publicou o ator Stepan Nercerssian em uma rede social.

A atriz Zezé Motta também lembrou o legado de Pereio.

"Perdemos um ícone do nosso cinema. Descansa meu amado Pereio. Quantos trabalhos icônicos e marcantes na TV, teatro e no cinema. Paulo César Pereio era residente no Retiro dos Artistas. Foi muito bem cuidado e amado. Já deixa saudades", afirmou a atriz.

Mais Notícias...

07/11/2025
Itajubá entre as cidades com melhor acesso à saúde no Brasil
06/11/2025
Em Belém para a Cúpula de Líderes, William visita museu e ganha carta de menino vestido de príncipe
05/11/2025
Novos pró-reitores da UNIFEI são empossados para atender desafios nas áreas de Apoio à Permanência Estudantil e de Pesquisa e Inovação
04/11/2025
Cemig moderniza atendimento em Itajubá com nova agência no Bairro Varginha
03/11/2025
Lô Borges morre aos 73 anos
02/11/2025
Rumo ao SBT, Galvão Bueno define data para sair da Band
01/11/2025
Projeto de Bike Indoor da UNIFEI é contemplado no Prêmio Bicicleta Brasil 2025
31/10/2025
Quase 90% dos moradores de favelas do Rio apoiam operação contra o CV
30/10/2025
Megaoperação no Rio: Lula é o mais perdido em meio ao tiroteio
29/10/2025
Andrei diz que PF sabia de megaoperação e é interrompido por Lewandowski
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!