18/05/2024

MP denuncia influenciadora que associou tragédia no RS à macumba


A influenciadora foi denunciada por intolerância religiosa. Se condenada, e pena varia de 2 a 5 anos e multa
Giovanna Estrela- Metrópole

A influenciadora que associou a tragédia no Rio Grande do Sul às religiões de matriz africana foi denunciada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por intolerância religiosa. Michele Dias Abreu, de 43 anos, publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que as enchentes no estado gaúcho foram motivadas pela “ira de Deus” devido à grande quantidade de “terreiros de macumba” na região.

“O estado do Rio Grande do Sul é o estado com maior número de terreiros de macumba. Alguns profetas já estavam anunciando algo que iria acontecer devido à ira de Deus. As pessoas estão brincando, misturando aquilo que é santo, e Deus não divide sua honra com ninguém”, disse Michele Dias na publicação.

O conteúdo, publicado em 5 de maio, teve mais de 3 milhões de visualizações. Após a repercussão negativa, a influenciadora privou as redes sociais.

O Metrópoles não conseguiu localizar a defesa de Michele. O espaço segue aberto para manifestações.

Pena para intolerância religiosa
No Brasil, a lei prevê pena de 2 a 5 anos para quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas.
A pena será aumentada até metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, além de pagamento de multa. A punição é a mesma prevista pelo crime de racismo.

Na denúncia do MPMG à Justiça, a promotoria afirma que a influenciadora não só cometeu um crime como induziu milhares de pessoas “à discriminação, ao preconceito e à intolerância contra as religiões de matriz africana”.


Mais Notícias...

13/11/2025
Ex-presidente do INSS recebia propina de R$ 250 mil por mês, diz PF
12/11/2025
Manifestantes invadem zona diplomática da COP30 em protesto contra Lula; segurança fica ferido
11/11/2025
Equipe Uai!rrior é ouro em maior competição de robôs do mundo
10/11/2025
Café da Mantiqueira de Minas conquista paladares e reforça posição de destaque no mercado internacional
09/11/2025
Moção de Congratulações para o professor Electo
07/11/2025
Itajubá entre as cidades com melhor acesso à saúde no Brasil
06/11/2025
Em Belém para a Cúpula de Líderes, William visita museu e ganha carta de menino vestido de príncipe
05/11/2025
Novos pró-reitores da UNIFEI são empossados para atender desafios nas áreas de Apoio à Permanência Estudantil e de Pesquisa e Inovação
04/11/2025
Cemig moderniza atendimento em Itajubá com nova agência no Bairro Varginha
03/11/2025
Lô Borges morre aos 73 anos
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!