18/05/2024

MP denuncia influenciadora que associou tragédia no RS à macumba


A influenciadora foi denunciada por intolerância religiosa. Se condenada, e pena varia de 2 a 5 anos e multa
Giovanna Estrela- Metrópole

A influenciadora que associou a tragédia no Rio Grande do Sul às religiões de matriz africana foi denunciada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por intolerância religiosa. Michele Dias Abreu, de 43 anos, publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que as enchentes no estado gaúcho foram motivadas pela “ira de Deus” devido à grande quantidade de “terreiros de macumba” na região.

“O estado do Rio Grande do Sul é o estado com maior número de terreiros de macumba. Alguns profetas já estavam anunciando algo que iria acontecer devido à ira de Deus. As pessoas estão brincando, misturando aquilo que é santo, e Deus não divide sua honra com ninguém”, disse Michele Dias na publicação.

O conteúdo, publicado em 5 de maio, teve mais de 3 milhões de visualizações. Após a repercussão negativa, a influenciadora privou as redes sociais.

O Metrópoles não conseguiu localizar a defesa de Michele. O espaço segue aberto para manifestações.

Pena para intolerância religiosa
No Brasil, a lei prevê pena de 2 a 5 anos para quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas.
A pena será aumentada até metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, além de pagamento de multa. A punição é a mesma prevista pelo crime de racismo.

Na denúncia do MPMG à Justiça, a promotoria afirma que a influenciadora não só cometeu um crime como induziu milhares de pessoas “à discriminação, ao preconceito e à intolerância contra as religiões de matriz africana”.


Mais Notícias...

01/02/2026
Manifestantes ocupam a Paulista e pedem justiça pela morte do cão Orelha
31/01/2026
Jiu-Jitsu: Professor Breno Gomes é o melhor atleta do Circuito Nacional 2025
30/01/2026
Morre Catherine O Hara, atriz de Esqueceram de Mim e Os Fantasmas Se Divertem, aos 71 anos
29/01/2026
Doutor Honoris Causa a Antônio Eduardo Hermeto
28/01/2026
Previsão do tempo para Itajubá: chuvas aumentam ao longo da semana
27/01/2026
Ministro do Turismo repassa empresas de R$ 400 mil a laranja na PB
26/01/2026
Investigadores veem situação de Toffoli como insustentável e alertam ministros do STF sobre agravamento das investigações do Caso Master
26/01/2026
CHUVAS INTENSAS: PREFEITURA MANTÉM MONITORAMENTO E CIDADE REGISTRA POUCOS TRANSTORNOS
25/01/2026
Sob chuva, última etapa de caminhada de Nikolas reúne manifestantes no DF
24/01/2026
Caminhada de Nikolas chega ao DF; deputado usa colete à prova de balas
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!