17/06/2024

Jacqueline Laurence, atriz francesa que adotou o Brasil, morre no Rio aos 91 anos


Nascida em Marselha, na França, Jacqueline veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista. Por g1 Rio


A atriz Jacqueline Laurence morreu no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (17). A artista tinha 91 anos e estava internada no Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon, desde quinta-feira (13). Segundo a unidade de saúde, ela teve uma parada cardíaca por volta das 2h20.

Nascida em Marselha, na França, em 1932, Jacqueline Juliette Laurence veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista — profissão seguida pelo irmão mais novo, Michel, morto em 2014, e pelo sobrinho, Bruno.

Ela nunca se naturalizou brasileira: “Aconteceu muita coisa durante a ditadura, e coisas difíceis. Nunca me naturalizei, e quando me naturalizaria, eventualidades sucederam. Depois, envelheci e não seria agora que me naturalizaria. Não tenho essa coisa de dizer que sou francesa. Ao contrário, sou brasileira. Podem dizer que acham o contrário, o que é natural, mas pouco me importa”, declarou ao site de Heloisa Tolipan em janeiro.

Jacqueline jamais se casou e não teve filhos. “Os namorados que tive acabaram por ser, circunstancialmente, namorados”, emendou.
Carreira
Nas telas, frequentemente interpretava mulheres sofisticadas e requintadas. “Sofri muito para perder meu sotaque”, brincou.

Na TV Globo, atuou nas novelas “Dancin’ days”, “Guerra dos sexos”, “Cambalacho”, “Top model”, “O dono do mundo”, “Salsa e merengue”, “Senhora do destino” e “Babilônia”. Sua última participação foi em “Salve-se quem puder”.

Nos palcos, Jacqueline dirigiu um dos movimentos teatrais mais simbólicos do Rio de Janeiro dos anos 1980, o Besteirol – que projetou Miguel Falabella, Guilherme Karam e Mauro Rasi.

Mais Notícias...

27/03/2025
PGR pede arquivamento de investigação de Bolsonaro por suposta fraude em cartão de vacinação
26/03/2025
Apesar da unanimidade, diferença de opinião de Fux sobre a tentativa de golpe surpreende
25/03/2025
STF deixa para quarta decisão que pode tornar réus Bolsonaro e aliados
24/03/2025
Fux adia julgamento de cabeleireira que usou batom para dar golpe
23/03/2025
Conheça a senhora das flores amarelas que recebeu recado do papa Francisco
22/03/2025
Papa terá alta neste domingo após quase 40 dias internado, anunciam médicos
21/03/2025
Empresa de cabos elétricos terá laboratório de testes mais moderno do país em Itajubá, anuncia governo
20/03/2025
Branca de Neve se esforça, mas não consegue trazer o encanto dos contos de fadas
19/03/2025
Mulher é proibida por vizinho de fazer sexo depois das 22h
18/03/2025
O ministro Alexandre de Moraes arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!