17/06/2024

Jacqueline Laurence, atriz francesa que adotou o Brasil, morre no Rio aos 91 anos


Nascida em Marselha, na França, Jacqueline veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista. Por g1 Rio


A atriz Jacqueline Laurence morreu no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (17). A artista tinha 91 anos e estava internada no Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon, desde quinta-feira (13). Segundo a unidade de saúde, ela teve uma parada cardíaca por volta das 2h20.

Nascida em Marselha, na França, em 1932, Jacqueline Juliette Laurence veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando o pai, jornalista — profissão seguida pelo irmão mais novo, Michel, morto em 2014, e pelo sobrinho, Bruno.

Ela nunca se naturalizou brasileira: “Aconteceu muita coisa durante a ditadura, e coisas difíceis. Nunca me naturalizei, e quando me naturalizaria, eventualidades sucederam. Depois, envelheci e não seria agora que me naturalizaria. Não tenho essa coisa de dizer que sou francesa. Ao contrário, sou brasileira. Podem dizer que acham o contrário, o que é natural, mas pouco me importa”, declarou ao site de Heloisa Tolipan em janeiro.

Jacqueline jamais se casou e não teve filhos. “Os namorados que tive acabaram por ser, circunstancialmente, namorados”, emendou.
Carreira
Nas telas, frequentemente interpretava mulheres sofisticadas e requintadas. “Sofri muito para perder meu sotaque”, brincou.

Na TV Globo, atuou nas novelas “Dancin’ days”, “Guerra dos sexos”, “Cambalacho”, “Top model”, “O dono do mundo”, “Salsa e merengue”, “Senhora do destino” e “Babilônia”. Sua última participação foi em “Salve-se quem puder”.

Nos palcos, Jacqueline dirigiu um dos movimentos teatrais mais simbólicos do Rio de Janeiro dos anos 1980, o Besteirol – que projetou Miguel Falabella, Guilherme Karam e Mauro Rasi.

Mais Notícias...

11/04/2026
“LA DOLCE VITA ITALIANA NO BRASIL”
10/04/2026
CIMASAS recebe Medalha Pan-Americana e coloca Itajubá em destaque internacional na área ambiental
09/04/2026
INSS: empresário confessa fraudes e assina acordo de delação com a PF
08/04/2026
Prefeitura de Itajubá abre processo seletivo para diversas áreas com salários de até 14mil
07/04/2026
Mutirão de glaucoma tem novas datas na Policlínica do Mercado
06/04/2026
Dia Mundial da Saúde terá ação especial de promoção e prevenção no ITC
05/04/2026
Papa Leão XIV faz apelo pela paz e diálogo em sua 1ª missa de Páscoa
04/04/2026
Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira
02/04/2026
Fachin critica relatório dos EUA e fala em "distorções" de decisões do STF
01/04/2026
Moraes nega Vorcaro três vezes antes de o galo cantar
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!