09/09/2024

Brasil tem quase 200 cidades com umidade igual ou menor que a do Saara


Em meio à pior seca da história recente do país e de uma onda de calor com altas temperaturas, a umidade do ar evaporou e levou cidades a índices alarmantes. Por Poliana Casemiro, g1

O país está coberto de fumaça, vive a sua pior e mais extensa seca. A consequência disso é que fica difícil de respirar. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 200 cidades pelo país registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara. (Veja abaixo a situação na sua cidade)

➡️ Os dados são deste domingo (8) porque a umidade relativa do ar vai diminuindo ao longo do dia, conforme as temperaturas vão subindo à tarde, quando chega aos menores níveis.

Segundo a análise das estações do Inmet, os piores índices de umidade do ar foram registrados em cidades no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove cidades registraram índices menores do que 10%

Com isso, as cidades chegaram perto de registrar a umidade do ar como a do Atacama, no Chile, considerado o deserto mais seco do mundo, onde a taxa é de 5%.

Outras dezenas de cidades registraram índices até 20% -- o que é considerado muito abaixo do recomendado para a saúde.

A medição é feita pelas estações de monitoramento do Inmet, que estão em todas as regiões do país, mas não cobrem todos os municípios do Brasil .

Por que isso está acontecendo?
O primeiro ponto é que estamos na estação seca, consequentemente, é um período com menos chuva e isso impacta na umidade relativa do ar que se estende até outubro. No entanto, a situação ficou mais grave por três fatores:

☀️ Seca histórica: o Brasil vive a maior e mais intensa seca de sua história recente. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, estão passando pelo pior período seco já visto. Segundo os dados do Cemaden, em dez estados além do Distrito Federal não chove há mais de cem dias.
🥵 Calor intenso: setembro começou com uma onda de calor que vai levar cidades a níveis recordes de calor. Com a temperatura alta e menos chuva, a umidade acaba se dissipando.
❌ Bloqueios Atmosféricos: o bloqueio é uma configuração dos ventos que impede o avanço de frentes frias e, consequentemente, das chuvas. Com menos nuvens e chuva, a umidade vai ficando cada vez mais baixa.

Mais Notícias...

12/12/2025
Poços de Caldas proíbe o uso de charretes turísticas puxadas por cavalos
11/12/2025
Festival celebra esporte, integração e cidadania na UNIFEI
09/12/2025
Câmara de Itajubá homenageia o CREFITO-4 MG com Moção Congratulatória
08/12/2025
Brasileiro que criou mosquito Aedes que não transmite dengue entra na lista dos cientistas que mudaram a ciência em 2025
07/12/2025
Flávio diz que existe "preço" para não seguir com candidatura "até o fim"
06/12/2025
Morre padre Júlio César Agripino, aos 38 anos, em Carmo do Rio Claro
05/12/2025
Itajubá terá 880 vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes do Sistema Fecomércio MG em 2026
04/12/2025
UNIFEI presta homenagem ao legado do Professor Dr. Márcio Dimas Ramos
03/12/2025
Alcolumbre reage à decisão de Gilmar e afirma defesa das prerrogativas
02/12/2025
NATAL MÁGICO ACIEI 2025 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE ITAJUBÁ | MG
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!