09/09/2024

Brasil tem quase 200 cidades com umidade igual ou menor que a do Saara


Em meio à pior seca da história recente do país e de uma onda de calor com altas temperaturas, a umidade do ar evaporou e levou cidades a índices alarmantes. Por Poliana Casemiro, g1

O país está coberto de fumaça, vive a sua pior e mais extensa seca. A consequência disso é que fica difícil de respirar. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 200 cidades pelo país registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara. (Veja abaixo a situação na sua cidade)

➡️ Os dados são deste domingo (8) porque a umidade relativa do ar vai diminuindo ao longo do dia, conforme as temperaturas vão subindo à tarde, quando chega aos menores níveis.

Segundo a análise das estações do Inmet, os piores índices de umidade do ar foram registrados em cidades no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove cidades registraram índices menores do que 10%

Com isso, as cidades chegaram perto de registrar a umidade do ar como a do Atacama, no Chile, considerado o deserto mais seco do mundo, onde a taxa é de 5%.

Outras dezenas de cidades registraram índices até 20% -- o que é considerado muito abaixo do recomendado para a saúde.

A medição é feita pelas estações de monitoramento do Inmet, que estão em todas as regiões do país, mas não cobrem todos os municípios do Brasil .

Por que isso está acontecendo?
O primeiro ponto é que estamos na estação seca, consequentemente, é um período com menos chuva e isso impacta na umidade relativa do ar que se estende até outubro. No entanto, a situação ficou mais grave por três fatores:

☀️ Seca histórica: o Brasil vive a maior e mais intensa seca de sua história recente. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, estão passando pelo pior período seco já visto. Segundo os dados do Cemaden, em dez estados além do Distrito Federal não chove há mais de cem dias.
🥵 Calor intenso: setembro começou com uma onda de calor que vai levar cidades a níveis recordes de calor. Com a temperatura alta e menos chuva, a umidade acaba se dissipando.
❌ Bloqueios Atmosféricos: o bloqueio é uma configuração dos ventos que impede o avanço de frentes frias e, consequentemente, das chuvas. Com menos nuvens e chuva, a umidade vai ficando cada vez mais baixa.

Mais Notícias...

17/09/2025
Pesquisa Genial/Quaest: 51% desaprovam governo Lula
15/09/2025
Careca do INSS: vice de CPMI critica ausência e mira família de investigado
14/09/2025
Morre Hermeto Pascoal: relembre carreira do "bruxo" da música brasileira
13/09/2025
Medicamentos e terapia lideram investimentos em saúde mental, revela pesquisa da Serasa
12/09/2025
CEU conquista 2º lugar no Triple E Awards e fortalece o Ecossistema Itajubá HardTech
08/09/2025
Corpo de Angela Ro Ro será velado nesta terça-feira em cerimônia para amigos e familiares
06/09/2025
“Santidade universal”: antes de canonização, Vaticano enaltece Acutis
04/09/2025
Giorgio Armani morre aos 91 anos. Conheça a trajetória do estilista
03/09/2025
Startup sul-mineira NexAtlas vence o Prêmio Sebrae Startups 2025 com solução digital para aviação
01/09/2025
Ouvidoria-Geral de MG homenageia Delegado-Geral Pedro Bezerra por Atuação de Destaque"
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!