09/09/2024

Brasil tem quase 200 cidades com umidade igual ou menor que a do Saara


Em meio à pior seca da história recente do país e de uma onda de calor com altas temperaturas, a umidade do ar evaporou e levou cidades a índices alarmantes. Por Poliana Casemiro, g1

O país está coberto de fumaça, vive a sua pior e mais extensa seca. A consequência disso é que fica difícil de respirar. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 200 cidades pelo país registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara. (Veja abaixo a situação na sua cidade)

➡️ Os dados são deste domingo (8) porque a umidade relativa do ar vai diminuindo ao longo do dia, conforme as temperaturas vão subindo à tarde, quando chega aos menores níveis.

Segundo a análise das estações do Inmet, os piores índices de umidade do ar foram registrados em cidades no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove cidades registraram índices menores do que 10%

Com isso, as cidades chegaram perto de registrar a umidade do ar como a do Atacama, no Chile, considerado o deserto mais seco do mundo, onde a taxa é de 5%.

Outras dezenas de cidades registraram índices até 20% -- o que é considerado muito abaixo do recomendado para a saúde.

A medição é feita pelas estações de monitoramento do Inmet, que estão em todas as regiões do país, mas não cobrem todos os municípios do Brasil .

Por que isso está acontecendo?
O primeiro ponto é que estamos na estação seca, consequentemente, é um período com menos chuva e isso impacta na umidade relativa do ar que se estende até outubro. No entanto, a situação ficou mais grave por três fatores:

☀️ Seca histórica: o Brasil vive a maior e mais intensa seca de sua história recente. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, estão passando pelo pior período seco já visto. Segundo os dados do Cemaden, em dez estados além do Distrito Federal não chove há mais de cem dias.
🥵 Calor intenso: setembro começou com uma onda de calor que vai levar cidades a níveis recordes de calor. Com a temperatura alta e menos chuva, a umidade acaba se dissipando.
❌ Bloqueios Atmosféricos: o bloqueio é uma configuração dos ventos que impede o avanço de frentes frias e, consequentemente, das chuvas. Com menos nuvens e chuva, a umidade vai ficando cada vez mais baixa.

Mais Notícias...

02/10/2024
Professoras e estudantes do campus da UNIFEI de Itabira participam da Operação Velho Chico em nova edição do Projeto Rondon
01/10/2024
ACIEI indica empresário destaque de Itajubá para premiação da Federaminas
30/09/2024
Justiça de Brasília condena Felipe Neto a pagar R$ 20 mil por danos morais a Arthur Lira
29/09/2024
Brasil terá primavera com chuvas abaixo da média histórica
28/09/2024
Morte de líder do Hezbollah acirra conflito e põe Israel em alerta
27/09/2024
Crime em bar, dívida de R$ 150: como foi assassinato do pai da policial que prendeu criminoso 25 anos depois
26/09/2024
Calorão: búfala é flagrada dentro de piscina de clube em MG. Vídeo
25/09/2024
STF permite que Testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue em tratamentos médicos
24/09/2024
Gusttavo Lima diz que irá à Justiça por mínimo de reparação à imagem
23/09/2024
Defesa de Gusttavo Lima diz que ele é inocente
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!