08/11/2024

Família Imperial: dom Antônio de Orleans e Bragança morre aos 74 anos


Segundo a Casa de Saúde São José, onde estava internado desde julho, dom Antônio de Orleans e Bragança faleceu de doença pulmonar obstrutiva
Carlos Estênio Brasilino

Membro da Família Real Brasileira, dom Antônio de Orleans e Bragança morreu na manhã desta sexta-feira (8/11), aos 74 anos, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.

Dom Antônio foi levado em julho à Casa de Saúde devido a problemas respiratórios e, segundo a unidade hospitalar, faleceu por doença pulmonar obstrutiva.

O velório será Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no bairro da Glória, também na zona sul do Rio.

Dom Antonio era filho do príncipe dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o falecimento, em 1981, e da princesa dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança; bisneto da princesa dona Isabel; trineto do imperador dom Pedro II; e tetraneto do imperador dom Pedro I.

O site Casa Imperial descreve dom Antônio como “Sua Alteza Imperial e Real o senhor dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, príncipe imperial do Brasil, príncipe do Brasil, príncipe de Orleans e Bragança e imediato sucessor dinástico do irmão, o príncipe dom Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil”.

Dom Antonio nasceu em 24 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, e era o sétimo dos 12 filhos do príncipe dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da esposa, a princesa dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Em 15 de julho de 2022, por ocasião da ascensão de dom Bertrand à Chefia da Casa Imperial do Brasil, dom Antonio se tornou, na condição de herdeiro presuntivo dos direitos dinásticos do irmão, o príncipe imperial do Brasil.

Ele deixa esposa, três filhos e dois netos.

Mais Notícias...

10/02/2026
Destino dos corgis de Elizabeth II após o despejo de Andrew é revelado
09/02/2026
Itajubá recebe Desafio da Torre com percurso técnico e foco na superação
08/02/2026
Naama Guedes vira nome forte nos bastidores internacionais após visual
07/02/2026
MEMÓRIAS - GRITO DE CARNAVAL
06/02/2026
ACIEI INDICA PROFESSOR MARCOS AURÉLIO DE SOUZA PARA A MEDALHA DIDI PEREIRA 2026
05/02/2026
Morre Ricardo Schnetzer, voz brasileira de Tom Cruise e Al Pacino
04/02/2026
Quem é a mineira que venceu o Miss Brasil Mundo 2026
03/02/2026
Virginia usa coleira com nome de Vini Jr. e causa revolta
02/02/2026
Câmara aprova MP que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda
01/02/2026
Manifestantes ocupam a Paulista e pedem justiça pela morte do cão Orelha
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!