18/03/2025

O ministro Alexandre de Moraes arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A decisão foi proferida por Moraes na noite desta terça-feira (18/3), após parecer da PGR. Mais cedo, o parlamentar anunciou que permanecerá nos Estados Unidos, alegando sofrer ameaças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O magistrado destacou na decisão que a atribuição para apresentar denúncia ou solicitar o arquivamento de inquérito é exclusiva do Ministério Público. Ele ressaltou que a PGR foi contrária à apreensão do passaporte do parlamentar e, por isso, seu entendimento seguiu essa posição.

“Assim, tendo o Ministério Público requerido o arquivamento no prazo legal, não cabe ação penal privada subsidiária, ou a título originário (CPP, art. 29; CF, art. 5º, LIX), sendo essa manifestação irretratável, salvo no surgimento de novas provas”, escreveu Moraes, citando precedentes do STF em decisões semelhantes.

Ao pedir o arquivamento da queixa-crime do PT, Gonet afirmou que os relatos apresentados pela sigla e pelos deputados petistas não contêm elementos mínimos que justifiquem a abertura de uma investigação. “Não indicam suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, escreveu.

O procurador-geral, na ocasião, também argumentou que as condutas atribuídas ao deputado não têm tipificação legal, especialmente no artigo 359-I do Código Penal, que trata da negociação com governo ou grupo estrangeiro para provocar atos de guerra contra o Brasil.

Fonte: Metrópoles

Mais Notícias...

27/04/2025
Evento de inovação e aceleração industrial do Sul de Minas acontece em Pouso Alegre
26/04/2025
Corpo do papa Francisco é sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore após funeral com multidão e líderes mundiai
25/04/2025
Após audiência de custódia, Moraes determina que Collor fique preso em regime fechado na ala especial de presídio de Maceió
24/04/2025
INSS: quem é Frei Chico, irmão de Lula ligado a sindicato investigado
23/04/2025
Após embates com Stefanutto, servidores do INSS comemoram queda
22/04/2025
Próximo papa: difícil falar em favorito; Francisco não estava entre os cotados no último conclave
21/04/2025
Testamento do papa: Francisco quer sepulcro simples e lápide dizendo apenas Franciscus
20/04/2025
Calderano derrota líder do ranking e é campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa
19/04/2025
Veterinária revela a importância de escovar os dentes dos cães
18/04/2025
Brasil deu asilo a ex-primeira-dama do Peru por razões humanitárias, diz Mauro Vieira
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Unimev Itajubá
    Riera Turismo
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!