18/03/2025

O ministro Alexandre de Moraes arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou o processo que pedia a apreensão do passaporte do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A decisão foi proferida por Moraes na noite desta terça-feira (18/3), após parecer da PGR. Mais cedo, o parlamentar anunciou que permanecerá nos Estados Unidos, alegando sofrer ameaças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O magistrado destacou na decisão que a atribuição para apresentar denúncia ou solicitar o arquivamento de inquérito é exclusiva do Ministério Público. Ele ressaltou que a PGR foi contrária à apreensão do passaporte do parlamentar e, por isso, seu entendimento seguiu essa posição.

“Assim, tendo o Ministério Público requerido o arquivamento no prazo legal, não cabe ação penal privada subsidiária, ou a título originário (CPP, art. 29; CF, art. 5º, LIX), sendo essa manifestação irretratável, salvo no surgimento de novas provas”, escreveu Moraes, citando precedentes do STF em decisões semelhantes.

Ao pedir o arquivamento da queixa-crime do PT, Gonet afirmou que os relatos apresentados pela sigla e pelos deputados petistas não contêm elementos mínimos que justifiquem a abertura de uma investigação. “Não indicam suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, escreveu.

O procurador-geral, na ocasião, também argumentou que as condutas atribuídas ao deputado não têm tipificação legal, especialmente no artigo 359-I do Código Penal, que trata da negociação com governo ou grupo estrangeiro para provocar atos de guerra contra o Brasil.

Fonte: Metrópoles

Mais Notícias...

14/12/2025
Domingão animado no Brilha Itajubá reúne famílias no Parque da Cidade
13/12/2025
Mais uma taça e premiação recorde em 2025: Flamengo fatura Challenger Cup
12/12/2025
Poços de Caldas proíbe o uso de charretes turísticas puxadas por cavalos
11/12/2025
Festival celebra esporte, integração e cidadania na UNIFEI
09/12/2025
Câmara de Itajubá homenageia o CREFITO-4 MG com Moção Congratulatória
08/12/2025
Brasileiro que criou mosquito Aedes que não transmite dengue entra na lista dos cientistas que mudaram a ciência em 2025
07/12/2025
Flávio diz que existe "preço" para não seguir com candidatura "até o fim"
06/12/2025
Morre padre Júlio César Agripino, aos 38 anos, em Carmo do Rio Claro
05/12/2025
Itajubá terá 880 vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes do Sistema Fecomércio MG em 2026
04/12/2025
UNIFEI presta homenagem ao legado do Professor Dr. Márcio Dimas Ramos
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
    Instituto Mário Bragança - Castelo do Saber Itajubá
Precisa de ajuda? Converse conosco!