27/03/2025

PGR pede arquivamento de investigação de Bolsonaro por suposta fraude em cartão de vacinação


Segundo Gonet, não há provas suficientes de que Bolsonaro tenha efetivamente pedido a Mauro Cid que incluísse os dados falsos de vacinação no sistema do Ministério da Saúde.
Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quinta-feira (27) o arquivamento da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso do cartão de vacinação que atestava falsamente uma dose contra a Covid.

Segundo ele, não há provas suficientes de que Bolsonaro ordenou a falsificação dos dados.


A decisão final cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PGR, embora o ex-ajudante de ordens Mauro Cid tenha afirmado em delação premiada que agiu a mando de Bolsonaro para falsificar o cartão, a versão não foi confirmada por outras provas, como exige a lei.

Isso, porém, não invalida a colaboração de Mauro Cid. As informações da delação foram usadas, por exemplo, no caso da tentativa de golpe de Estado, no qual Bolsonaro se tornou réu.

De acordo com Gonet, não há provas suficientes de que Bolsonaro tenha efetivamente pedido a Cid que incluísse os dados falsos de vacinação no sistema do Ministério da Saúde.


"Somente o colaborador afirmou que o presidente lhe determinara a realização do ato", diz Gonet, que reforça que a lei "proíbe o recebimento de denúncia que se fundamente apenas nas declarações do colaborador; daí a jurisprudência da Corte exigir que a informação do colaborador seja ratificada por outras provas, a fim de que a denúncia seja apresentada."


De acordo com o documento da PGR, o crime imputado ao ex-presidente – inserção de dados falsos em sistema público – exige provas autônomas além da palavra do delator.

“Essa solicitação [de Bolsonaro] é elemento de fato central para que a conduta típica, crime de mão própria, lhe possa ser imputada”, escreveu Gonet, ao mencionar a ausência de suporte mínimo para uma acusação penal.
A investigação aponta que, em 21 de dezembro de 2022, dados falsos sobre a vacinação de Bolsonaro e sua filha foram inseridos no sistema do Ministério da Saúde. As informações foram apagadas seis dias depois e não há indícios de que o certificado tenha sido usado.

Mais Notícias...

18/04/2026
Especialista: Crise no STF existe há mais tempo do que admitido por corte
17/04/2026
Oscar Schmidt: o eterno “Mão Santa” do basquete brasileiro
16/04/2026
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO ANUNCIA CURSO DE DESENHO AO AR LIVRE
15/04/2026
Pesquisadora Mariangela Hungria é a primeira brasileira agraciada com o “Nobel da Agricultura”
14/04/2026
Câmara elege Odair Cunha para vaga de ministro do TCU
13/04/2026
Itajubá implanta sistema Flash de monitoramento de glicose para crianças e adolescentes com diabetes
11/04/2026
“LA DOLCE VITA ITALIANA NO BRASIL”
10/04/2026
CIMASAS recebe Medalha Pan-Americana e coloca Itajubá em destaque internacional na área ambiental
09/04/2026
INSS: empresário confessa fraudes e assina acordo de delação com a PF
08/04/2026
Prefeitura de Itajubá abre processo seletivo para diversas áreas com salários de até 14mil
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!