27/08/2025

Qual é a origem do nome Yaminah, que padre se recusou a falar em batismo?


Em cerimônia no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro, religioso teria dito que não pronunciaria o nome da criança por não ser uma palavra de origem cristã. Ele nega a acusação.
Por Redação g1

Os pais de uma criança afirmam que, durante o batismo da filha no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro, o padre recusou-se a pronunciar o nome dela: Yaminah.

“Ele chamou a minha sogra antes de começar o batismo e disse que ele não falaria o nome da nossa filha, porque não era um nome cristão (...) e estava ligado a um culto religioso”, conta a mãe, Marcelle Turan.

O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância como preconceito por raça, cor ou religião. Ao g1, o padre negou a acusação e disse que pronunciou o nome de Yaminah na cerimônia.

Mas, afinal, qual é a origem da palavra? "Yaminah" vem do árabe e é derivada de "Yameen" (يمين), que significa "direita" ou "lado direito" — aquele usado em juramentos ou votos solenes. Tradicionalmente, na cultura do Oriente Médio, isso é um símbolo de bênção, boa sorte e força. O sufixo feminino -ah (ـة) transforma em Yamīnah = “aquela que é abençoada / afortunada".

"Queríamos algo forte, com significado importante. Yaminah significa justiça, prosperidade, direção. É um nome muito bonito, não havia necessidade disso acontecer”, disse a mãe.

Os principais dicionários árabes clássicos, como o Lisan al-Arab de Ibn Manzour, registram “bem-aventurança” como o primeiro significado do radical Y-M-N (ي-م-ن). Também associam o conceito às ideias de prosperidade e de retidão.

Apesar de não ser um nome comum no Brasil, "Yaminah" tem se disseminado em comunidades muçulmanas internacionais. Em línguas africanas, nomes parecidos circulam por influência do islamismo, como Amina e Yamina.

Mais Notícias...

02/05/2026
Meryl Streep usa joias brasileiras em eventos de O Diabo Veste Prada 2
01/05/2026
Aliados relatam "desânimo" de Rodrigo Pacheco em disputar governo de MG
30/04/2026
Congresso impõe nova derrota ao governo e derruba veto à dosimetria
29/04/2026
Em derrota inédita para Lula, Senado rejeita ida de Messias ao STF
28/04/2026
Governo é pego de surpresa com encontro de Messias e Alcolumbre
27/04/2026
Prefeitura na Rua reúne milhares de pessoas no Rebourgeon e já confirma nova edição
26/04/2026
Morre aos 105 anos ex-combatente brasileiro da Segunda Guerra Mundial
25/04/2026
Trump é retirado às pressas de jantar de correspondentes da Casa Branca.
24/04/2026
Prefeitura na Rua acontece neste sábado, 25, no Rebourgeon
23/04/2026
Gilmar nega racha no STF, mas diz que “sempre houve divisões no tribunal”
    Casa Joka Institucional l
    Gustavo Almeida
    Riera Turismo
    Unimev Itajubá
    Colégio XIX de Março
Precisa de ajuda? Converse conosco!